Intervalos entre as viagens, nos horários de pico, serão de 13 minutos
Sala de operações da Metrô BH (Maurício Vieira / Hoje em Dia)
Começam neste sábado (13) e vão durar 10 dias as obras em mais um trecho do metrô de BH. As estações afetadas serão Central e Santa Efigênia e o intervalo entre viagens no horário de pico será de 13 minutos - no restante do dia será 18 minutos.
"Os benefícios são a segurança e maior tranquilidade. Quem embarca no nosso sistema sabe que as curvas da Central são muita acentuadas, de maneira que o trem joga muito. Quem está sentado sente que ele joga. Isso tende a melhorar"
Equipes da concessionária responsável pelo modal estarão orientando os usuários, bem como faixas e avisos sonoros nas estações.
"Na Estação Central, onde a gente usa plataforma somente para embarque sentido Vilarinho será utilizada, também, para embarque sentido Eldorado. Usuário terá de desembarcar e pegar uma outra composição para o seu destino", explicou Aloísio Viana, gerente de engenheria de manutenção e operação da Metrô BH.
As obras serão realizadas em um trecho de 300 metros próximo à Estação Central. Será retirado um pedaço do pavimento ferroviário, chamado de via permanente, para que seja feita a substituição de todos os componentes por outros novos - como pedra britada, trilhos e dormentes.
Sala de operações da Metrô BH (Maurício Vieira / Hoje em Dia)
O trecho onde serão realizadas as obras por 10 dias a partir de sábado integra a segunda etapa do projeto de modernização do metrô de BH, que tem previsão de ser concluída em quatro anos - em 2027. A primeira, entregue em março deste ano, foi no trecho entre as estações Eldorado e Calafate. Esta segunda fase é entre as estações Calafate e Santa Tereza.