(Amira Hissa / PBH / Divulgação)
As estátuas dos escritores mineiros Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava serão removidas da esquina das ruas Goiás e Bahia, nesta segunda-feira (7), para serem restauradas. Segundo a PBH, a ação faz parte das comemorações dos 120 anos do poeta natural de Itabira, na região Metropolitana.
No lugar das estátuas será colocada uma placa. A restauração deve ser finalizada até dezembro. A Prefeitura informou ainda que a estátua do escritor Murilo Rubião, localizada nos jardins da biblioteca pública estadual Luiz de Bessa, na região Centro-Sul da capital, também será retirada na segunda para passar por um restauro.
As esculturas de Drummond e Pedro Nava são feitas de bronze e em tamanho real pelo artista Leo Santana, que acompanhará todo o processo de retirada e restauração. Devem ser realizados solda da mão direita e fundição e solda dos óculos de Drummond, e remoção da oxidação desgastada e nova pátina nas duas esculturas. Já os serviços de restauração da estátua de Murilo Rubião incluirão revitalização, remoção da oxidação desgastada e nova pátina. Após o fim das restaurações, será realizado um sarau de entrega das obras.
As estátuas dos escritores Henriqueta Lisboa e Roberto Drummond, que ficam na região da Savassi, que recentemente foram vandalizadas, também serão restauradas. Elas serão retiradas da rua em 8 de novembro.
Leia Mais: