Estudo sobre vírus mortal pode ser publicado em alguns meses

19/02/2012 às 11:06.
Atualizado em 21/11/2021 às 22:52

Os detalhes completos das experiências recentes que deixaram o vírus da gripe mais contagioso será publicado, provavelmente dentro de alguns meses, apesar das recomendações por parte dos Estados Unidos que algumas informações sejam mantidas em segredo por medo de que os terroristas poderiam usá-las para começar epidemias. As informações são do jornal The New York Times.

O anúncio, feito na sexta-feira pela Organização Mundial de Saúde, segue dois meses de debate acalorado sobre o estudo. A recomendação para publicar o trabalho na íntegra veio de especialistas em gripe e saúde pública de vários países que se reuniram em Genebra.

"Ao compararmos o nível de ameaça atual imposta pelo bioterrorismo com nossa experiência passada com a ameaça do vírus da gripe, nós acreditamos que a própria natureza pode ser considerada a principal bioterrorista", disse um dos pesquisadores.

A equipe de Ron Fouchier, do centro médico Erasmus, da Holanda, estuda a transmissão do vírus da gripe aviária, que já matou 340 pessoas no mundo. Ainda não existem casos confirmados de transmissão de pessoa para pessoa -mas é exatamente o que aconteceria nesse caso que o grupo de Fouchier estuda.

Em setembro, a equipe anunciou a criação de uma mutação do H5N1, que teria a capacidade de ser transmitido entre mamíferos, para suas análises. O trabalho foi encaminhado para publicação na - passo necessário para o reconhecimento da pesquisa pela comunidade científica.

Em novembro, no entanto, o Painel Consultivo sobre Biossegurança dos Estados Unidos (NSABB, na sigla em inglês) pediu que as revistas omitissem detalhes sobre a metodologia científica do trabalho que permitiriam que ele fosse copiado, por questões de segurança.

Desde então, as duas publicações estudam como e se vão divulgar o estudo. Na época, a disse que compreendia o pedido do painel, mas que estava preocupada "por censurar informação potencialmente importante para a saúde pública".

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por