Pré-candidato do partido Republicanos tem 45,2% das intenções de voto
Nova pesquisa do Instituto SigDados sobre as eleições de outubro em Itaúna, no Centro-Oeste de Minas, mostra um cenário favorável ao ex-deputado estadual Gustavo Mitre (Republicanos), pré-candidato ao cargo de prefeito. Ele lidera com 45,2% das intenções de voto. A atual vice-prefeita Gláucia Santiago (PL) aparece em segundo lugar, com 12,7%. Quase 600 pessoas participaram da sondagem, feita em 24 e 25 de abril.
()
Em terceiro está o vereador Kaio Guimarães (PMN), com 4%. O empresário Maurício Nazaré (PSD) tem 1,8% e Jerry Adriane (PSOL), 1,2%. Brancos e nulos representam 15%, enquanto 20,2% dos entrevistados não sabem ou não responderam.
Em fevereiro, o Instituto SigDados já mostrava Mitre na liderança, com 37,4%, seguindo por Gláucia (11,43%). Eugênio Pinto (sem partido) era o terceiro, com 10,7%. O vereador Kaio Guimarães tinha 9,6%. Naquela oportunidade, 30,9% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Conforme o Instituto, a comparação entre as duas pesquisas traz um aumento progressivo no apoio a Gustavo Mitre em Itaúna, mesmo com alteração de pré-candidatos.
Descontentamento com a administração municipal
O descontentamento com a gestão do prefeito Neider Moreira (PSD) prevalece em Itaúna, segundo a pesquisa. A administração municipal é desaprovada 47,8% dos eleitores. Outros 40% aprovaram.
A insatisfação é impulsionada principalmente por questões relacionadas à saúde, que representa 50,2% das preocupações, seguida por asfalto/pavimentação (5,8%), falta de segurança (5,7%), educação (4,3%) e transporte público (2,7%). Além disso, 12,2% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pesquisa.
Zema e Lula
Os governos estadual e federal também foram avaliados pelos eleitores de Itaúna. Os números apresentados pelo SigDados mostram que 54,4% dos entrevistados aprovam a gestão de Romeu Zema (Novo), enquanto 26,3% desaprovam. Não souberam ou não responderam somam 19,2%.
Já a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovada por apenas 35,7%. O governo petista é desaprovado por 54%. Do total de entrevistados, 10,3% não souberam ou não responderam.
Rejeição em Itaúna
Gláucia Santiago é a pré-candidata com a maior rejeição, com 18% dos entrevistados afirmando que não votariam nela. Em segundo lugar, com 13,8%, está Jerry Adriane. Maurício Nazaré e Kaio Guimarães empatam na terceira posição, com 11,3% e 11,2%, respectivamente. O ex-deputado estadual Gustavo Mitre tem o menor índice, 5,9%.
Metodologia
A pesquisa foi realizada nos dias 24 e 25 de abril. A margem de erro é de 3,98 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A metodologia utilizada foi quantitativa, com questionários aplicados em trabalho de campo de casa em casa, seguindo um plano amostral por bairros e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, alinhando-se aos parâmetros do IBGE (2022).
O estudo entrevistou 600 eleitores maiores de 16 anos que votam em Itaúna e está registrado no TSE sob o número MG-09115/2024. O contratante da pesquisa é a Impactto Comunicação Ltda/Grupo Impactto.
Leia mais: