Explosões em maratona de Boston deixam 3 mortos e mais de 125 feridos

AFP
15/04/2013 às 16:30.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:51

 BOSTON - Três pessoas morreram e mais de 125 ficaram feridas em duas fortes explosões que ocorreram na linha de chegada da Maratona de Boston, informou nesta segunda-feira (15) a porta-voz da polícia local, Cheryl Fiandacca, em sua conta da rede social Twitter.

Pouco depois, imagens da televisão americana passaram a mostrar cenas de caos, com ruas cheias de sangue e escombros, e equipes de paramédicos carregando macas. O canal NBC News informou que artefatos explosivos foram encontrados na cidade.

Mais dois artefatos explosivos foram encontrados nas proximidades da linha de chegada da maratona de Boston, disse à Associated Press uma fonte nos serviços de informação do governo norte-americano. O esquadrão antibombas da polícia local foi acionado e desativou os explosivos.

Pouco depois, a polícia de Boston indicou que houve uma terceira explosão, desta vez perto da Biblioteca Presidencial John F. Kennedy. "Houve uma terceira explosão na Biblioteca JFK", disse o chefe da Polícia, Ed Davis, em uma entrevista coletiva à imprensa. Ele não soube afirmar se houve feridos na terceira explosão, ou se alguma das explosões foi causada por um ataque terrorista.

Uma rádio local indicou que a primeira explosão ocorreu perto de uma loja de equipamentos esportivos e a outra próximo a uma arquibancada.

A polícia isolou a área para tentar apurar as causas do incidente.

Testemunhas no local em que ocorreram as duas explosões na linha de chegada da maratona de Boston, por volta das 12h50 (hora local), afirmam que as detonações ocorreram com um intervalo de cerca de cinco segundos, deixando um rastro de vidro e fumaça.

"Vi duas explosões. A primeira foi depois da linha de chegada. Ouvi um barulho muito forte e vi a fumaça subindo", relatou o repórter Chris Cassidy, do diário local, que estava correndo a maratona. "Eu continuei correndo e ouvi outro barulho muito forte atrás de mim. Parecia ser numa lata de lixo ou algo parecido. Havia pessoas atingidas com fragmentos, com ferimentos", relatou o repórter do Boston Herald.

A Polícia de Nova York reforçou as medidas de segurança na cidade. "Estamos reforçando a segurança diante dos hotéis e lugares conhecidos da cidade até conseguirmos mais informações a respeito destas explosões", informou o porta-voz da polícia nova-iorquina, Paul Browne, num comunicado.

Zara Bielkus, de 30 anos, que estava assistindo à chegada da maratona, declarou que havia escutado duas explosões seguidas num intervalo de poucos segundos.

"Quando escutamos as explosões, todo mundo começou a olhar um para a cara do outro sem entender o que estava acontecendo e a polícia chegou logo em seguida", explicou Zara.

Além das ruas próximas, estações de metrô de Boston foram fechadas e estão sendo vistoriadas pela polícia. Muitas pessoas estão tendo dificuldade para deixar a área central de Boston e retornarem a suas casas devido ao caos que tomou conta da cidade.

Importante maratona

A maratona de Boston é uma das maiores corridas de rua do mundo, com cerca de 27.000 participantes e dezenas de milhares de espectadores.

A prova atrai atletas de ponta, sendo que a grande maioria deles havia cruzado a linha de chegada praticamente duas horas antes das explosões.

As imagens da televisão americana mostraram que o incidente ocorreu quando o relógio oficial do evento marcava 4 horas e nove minutos desde a largada. As explosões tiveram em mercado nas bolsas de valores e os índices Dow Jones e S&P 500 fecharam em baixa.

Obama promete encontrar e punir responsáveis

O presidente americano, Barack Obama, afirmou que os Estados Unidos ainda desconhecem quem são os responsáveis pelas explosões na Maratona de Boston, mas prometeu encontrar os responsáveis e puni-los. "Nós não temos todas as respostas", disse Obama. "Nós ainda não sabemos quem fez isto ou por quê", acrescentou, sugerindo acreditar que as explosões foram planejadas, mas evitando referir-se a um ataque terrorista.

"Nós vamos até a origem disto. Nós vamos encontrar quem fez isto. Nós vamos descobrir porque fizeram", afirmou Obama em um curto discurso na sala de imprensa da Casa Branca transmitido pela televisão.

"Quaisquer indivíduos ou grupos responsáveis sentirão todo o peso da justiça", afirmou.

"Nós descobriremos quem fez isto e o faremos pagar", acrescentou.

Obama garantiu, ainda, que a segurança será intensificada 'conforme o necessário' após as explosões em Boston.

O presidente americano foi rápido em fazer essas declarações, após ter sido acusado de excessiva lentidão em incidentes anteriores, inclusive em um ataque a bomba frustrado em um avião americano em Detroit, no início de seu primeiro mandato.

Ele se apresentou diante das câmeras 15 minutos antes dos principais telejornais da noite e depois de ter sido atualizado sobre os acontecimentos em Boston pelo diretor da polícia federal americana (FBI), Robert Mueller, e pela secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano.

"Boston é uma cidade forte e resistente. Assim também é seu povo", disse Obama, acrescentando que os americanos deveriam fazer uma oração pela cidade nesta segunda-feira. (Atualizada às 20h35)

Veja o vídeo do momento da explosão

 

 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por