Expocachaça destaca produtos certificados

Jornal O Norte
10/06/2008 às 10:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:35

Expocachaça é sucesso na Expominas em Belo Horizonte. A Feira e Festival Internacional da Cachaça, que se consagrou em sua 11ª edição, reuniu milhares de pessoas e aproveitou para divulgar a importância da certificação da cachaça no processo produtivo.




(foto: MANOEL FREITAS)

Conforme o Sebrae, um dos momentos mais importantes do Festival foi justamente ao defender essa idéia de certificação do produto. O Programa Nacional de Certificação da Cachaça já conta com 29 produtos certificados. São 12 marcas de Minas Gerais, 11 do Rio Grande do Sul, quatro de São Paulo, uma da Bahia e uma de Pernambuco.

As primeiras cachaças de Minas Gerais a receberem o certificado foram ‘Prosa & Viola’ e ‘Terra de Minas’. O processo de avaliação da conformidade começou em agosto de 2006. Após três meses de mobilização, a empresa já estava com o certificado em mãos. No processo de certificação, cada passo da produção é avaliado minuciosamente, como as etapas da produção artesanal, as práticas ambientais, as propriedades químicas das cachaças e a sua padronização.

Durante o evento, na sexta-feira, foi apresentada à imprensa uma campanha de divulgação das cachaças com certificados. Houve também palestra direcionada aos produtores sobre porque certificar as cachaças. O palestrante será o responsável pelas certificações no Inmetro, Fernando Gullar.

O público ainda participar de uma palestra voltada para os consumidores de cachaça. Essa palestra foi ministrada pelo professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Agenor Maccari.

- A idéia do evento foi mostrar para os diversos públicos a importância de se produzir e consumir cachaças certificadas, destaca o técnico da Unidade de Agronegócios do Sebrae/MG, Fernando Machado.

PULVERIZAÇÃO

O professor Agenor Maccari destacou em sua palestra a questão da pulverização dos alambiques no País e também a passagem da maioria desses de geração a geração dentro de uma mesma família. Segundo ele, temos no Brasil mais de 30 mil alambiques, sendo que um terço se concentram em Minas Gerais.

- Os alambiques que estão a gerações sendo comandados pela mesma família trazem tradição, mas por outro lado também podem ser fontes de perpetuação de problemas, diz. De acordo com Maccari, é na tradição, que práticas ruins podem ser repetidas ao longo dos anos. Uma forma de se resolver o problema é certificando o produto, garantindo a sua qualidade, a uniformização dos processos e a padronização.

- Soma-se a isso, a credibilidade do produto, ressalta.

Com a certificação, a cachaça passa a agregar mais valor. É uma forma de somar e atestar qualidade ao componente cultural da bebida tipicamente brasileira, que destaca a diversidade regional e ainda gera empregos, explica Maccari. Segundo ele, é importante destacar que ter um produto certificado significa respeitar o meio ambiente, proteger o produtor e seus funcionários por meio da segurança no trabalho e ainda auxiliar na conquista de novos mercados. (V.E com Sebrae)

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