Exportações do agronegócio mineiro crescem 34%

Jornal O Norte
08/12/2010 às 16:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:46

A receita das exportações do agronegócio mineiro, no acumulado de janeiro a novembro de 2010, alcançou US$ 6,8 bilhões, soma equivalente a 24,6% do total das vendas internacionais do Estado no período, informa o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). De acordo com análise da Superintendência de Política e Economia Agrícola (Spea) da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), na comparação com os dados de janeiro a novembro de 2009, a receita das exportações do agronegócio estadual teve um aumento da ordem de 34%.

O café, principal produto do agronegócio mineiro, continua como destaque no cenário das exportações, com receita da ordem de US$ 3,6 bilhões no acumulado dos onze meses. Segundo a assessora técnica da Spea, Márcia Aparecida de Paiva Silva, a soma alcançada com a negociação do produto teve um aumento da ordem de 38,0%.

- Houve um crescimento de 11,33% nos embarques, que alcançaram 1,2 milhão de toneladas, mas o preço médio de US$ 2,9 mil a tonelada, 24,12% superior ao registrado de janeiro a novembro de 2009, foi o maior responsável pelo aumento da receita, explica a assessora.

AÇÚCAR EM ALTA

Márcia Silva observa também que o açúcar produzido em Minas Gerais também continua em alta no mercado internacional, com o registro de uma receita da ordem de US$ 946 milhões até novembro. A assessora diz que este valor representa um crescimento aproximado de 80% em relação ao obtido com as vendas do açúcar entre o primeiro e o décimo primeiro mês de 2009, e acrescenta que neste segmento a receita foi impulsionada principalmente pelo volume embarcado no período: 2,1 milhões de toneladas, ou 36,36% mais que no acumulado de janeiro a novembro de 2009. Já a cotação média do produto alcançou US$ 445,49 a tonelada, uma alta de quase 32% em relação ao período anterior.

CARNES

No grupo das carnes, a de frango alcançou os melhores resultados. A receita alcançou US$ 225,6 milhões, ou crescimento da ordem de 14,0%. O preço médio do produto no mercado internacional foi de US$ 1,5 mil a tonelada, cotação quase 16% superior à dos onze primeiros meses do ano passado.

As exportações de carne bovina movimentaram, até novembro, a cifra de 293 milhões, 14% superior à dos onze primeiros meses de 2009. Neste caso, o aumento deve ser atribuído exclusivamente ao crescimento do preço médio: a tonelada alcançou US$ 4 mil.

A assessora acrescenta que o aumento do preço médio no mercado internacional favoreceu também as exportações mineiras de madeiras e subprodutos.

- A receita desse grupo foi da ordem de US$ 661,4 milhões, valor que representa uma variação positiva de 79,42% na comparação com o alcançado entre janeiro e novembro de 2009. A cotação média dos produtos, em 2010, foi de US$ 653,63 a tonelada, um salto de 85% em relação aos onze primeiros meses do ano passado, enfatiza.

BALANÇA COMERCIAL

O saldo da balança comercial do agronegócio mineiro, de janeiro a novembro de 2010, atingiu US$ 6,5 bilhões, valor 33,78% superior ao registrado em igual período de 2009. Em novembro de 2010, a diferença entre as exportações e importações mineiras do agronegócio foi de US$ 733,9 milhões, 42,09% superior à obtida no mesmo mês de 2009.

Segundo Márcia Silva, em novembro de 2010, o café movimentou US$ 473,4 milhões, valor 63,79% maior que o de novembro do ano passado. A carne de frango produzida nas granjas de Minas Gerais alcançou uma receita da ordem de US$ 30 milhões, cifra 85,10% superior à obtida com as vendas internacionais do produto no décimo primeiro mês de 2009. 

- No grupo da soja, o farelo teve destaque em novembro de 2010, com a receita de US$ US$ 15 milhões. Também madeiras e subprodutos alcançaram resultados expressivos: receita de US$ 61,2 milhões, cifra quase 77% maior que a registrada no mesmo mês de 2009. Esses grupos e os demais que alcançaram aumento de receita no décimo primeiro mês deste ano foram beneficiados pelo aumento dos preços médios, finaliza.

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