Extensionistas participam de treinamento sobre segurança alimentar

Jornal O Norte
19/11/2008 às 11:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:50

Airton Ruas


Colaboração para O NORTE

A Emater – MG, com o objetivo de capacitar os extensionistas que trabalham nos projetos de reforma agrária, realizou nos dias 10 e 11 de Novembro o seminário de segurança alimentar e nutricional na cidade de Bocaiúva. Participaram da capacitação 40 extensionistas das unidades regionais da Emater de Montes Claros, Janaúba, Januária e São Francisco.

PROGRAMAÇÃO

Durante o primeiro dia foram discutidos temas como: meio ambiente, recursos hídricos e segurança alimentar; sustentabilidade, produção familiar de alimentos e segurança alimentar no semi-árido; agroecologia e segurança alimentar em assentamentos de reforma agrária; educação ambiental e nutricional e produção de alimentos para o consumo.

Já no dia 11 os temas foram: Plantas medicinais e segurança alimentar e nutricional; rede de economia solidária e saneamento ambiental.

Foi realizada também uma mesa redonda para a apresentação de experiências adquiridas pelos extensionistas em segurança alimentar e nutricional sustentável.

Segundo a coordenadora de bem-estar social da Emater-MG Maria de Lourdes Leopoldo, o tema segurança alimentar foi escolhido porque faz interface com todas as outras áreas da extensão rural. Já o critério de escolha do local é porque a cidade de Bocaiúva está próxima ao maior assentamento de reforma agrária do estado, o Posto de Assentamento Betinho”.

PROPOSTAS

Para finalizar os trabalhos, os extensionistas construíram propostas de continuidade dos trabalhos em segurança alimentar e nutricional sustentável nos assentamentos do Norte de Minas em 2009.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por