Terror

Extremistas acessam Palácio do Planalto; sedes dos Três Poderes foram ocupadas em Brasília

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
08/01/2023 às 16:58.
Atualizado em 08/01/2023 às 17:10
 (Reprodução Redes Sociais)

(Reprodução Redes Sociais)

Extremistas de direita e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, sede do governo federal em Brasília (DF), na tarde deste domingo (8). O presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja Silva não estão na capital.

Imagens das redes sociais mostram um efetivo da Cavalaria do Exército tentando entrar no edifício, mas voltando para trás diante da resistência dos manifestantes.

Com a tomada do edifício, as sedes dos Três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - foram invadidas e destruídas. Horas antes, os vândalos ocuparam o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Pelas redes sociais, o presidente do Congresso, o senador mineiro Rodrigo Pacheco, afirmou que conversou com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, que informou que está concentrando os esforços de todo o aparato policial para controlar a situação. 

“Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, além da Polícia Legislativa do Congresso. Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência", afirmou. 

O presidente Lula e o presidente do STF, ministro Alexandre de Moraes, ainda não se manifestaram.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por