Os extremistas do grupo Boko Haram derrotaram uma força militar multinacional e tomaram o controle de sua base na fronteira da Nigéria com o Chade, de acordo com moradores da região.
Dezenas de soldados e civis foram mortos, enquanto outros se afogaram no lago Chade, disseram nigerianos que se refugiaram em uma aldeia do Chade. Eles afirmaram que os insurgentes usaram lança-granadas, explosivos e rifles automáticos na ofensiva.
"Eles vieram em centenas, com veículos Hilux de patrulha, caminhões e alguns estavam em motocicletas e imediatamente começaram a lançar explosivos e bombas", disse o pescador Audu Labbo à Associated Press.
Audu Labbo e outros foram contactados por telefone na noite de domingo. Segundo os sobreviventes, as tropas da Nigéria e dos vizinhos Chade, Camarões e Níger enfrentaram os insurgentes no sábado, até que ficaram sem munição.
Alguns soldados tiraram seus uniformes e abriram mão de rifles, afirmou Labbo.
Um oficial sênior de segurança em Maiduguri, capital do estado de Borno, confirmou que a base militar de Baga está sob o controle dos rebeldes. Ele disse que a força multinacional fugiu porque não recebeu reforços apesar de esperar por várias horas. O oficial falou sob condição de anonimato porque não está autorizado a dar informações aos jornalistas.
Há temores de que os extremistas poderiam usar Baga como base para atacar Maiduguri, cerca de 200 quilômetros ao sudoeste. Fonte: Associated Press.
http://www.estadao.com.br