F800R chega de cara nova, sem o ‘olhar de Cerveró’

Sérgio Melo - Especial para Auto Papo
04/07/2015 às 09:36.
Atualizado em 17/11/2021 às 00:46
 (Sérgio Melo)

(Sérgio Melo)

Apresentada no Salão de Milão do ano passado e já à venda por aqui, a nova BMW F 800 R tem como maiores destaques em relação ao modelo anterior, o farol em formato de diamante ao invés da estranha dupla assimétrica, novo painel, motor com três cavalos a mais e retomadas mais vigorosas. A força dos 8,8 quilos de torque não foi alterada, mas agora está disponível em rotações mais baixas, facilitando as ultrapassagens e diminuindo as reduções. O grande destaque do modelo é a versatilidade. Embora uma “Naked”, a posição de pilotagem mais ereta permite longa utilização sem cansaço. A suspensão com curso longo encara com facilidade calçamentos ruins, mesmo com garupa. Não há mirabolantes programações para a sensibilidade do acelerador, entrega de potência, estabilidade, freios, tração e suspensão. De eletrônico, só ABS básico, suave e eficiente e, controle de tração, que pode ser desativado para facilitar o trânsito sobre areia e cascalho.   BMW f800 R   O QUE É?   Categoria “Naked”, com vocação para grandes distâncias ou mesmo trânsito urbano, em função da leveza e agilidade.   ONDE É FEITA?   Fabricação alemã com montagem em Manaus.   QUANTO CUSTA?   R$ 35.362   COMO ANDA?   Motor bi-cilíndrico de 90 cv e muita força com 8,8 kg de torque. A velocidade máxima é superior a 200 km/h e, apesar de o fabricante não informar oficialmente, estima-se a aceleração de 0 a 100 em 4,2 seg.   COM QUEM CONCORRE?   Apesar de diferenças no desempenho e conteúdo, as principais concorrentes são a Yamaha MT09 (R$ 35.990), Honda CB 1.000R (R$ 45.006) e Kawasaki Z800 (R$ 36.390).   COMO BEBE?   Movida à gasolina, andando forte em percurso cidade/estrada o consumo foi de 16 km/l.   COMPORTAMENTO:   Vigorosa quando exigida. Apesar de vibrar bastante em altas rotações, o motor “respira bem” e “cresce” linearmente em todas as faixas. Com apenas 202 kg, compacta e guidão leve, proporciona agilidade na cidade e vigor na estrada. A ciclística impecável acompanha fielmente nas curvas, sem discordar da inclinação. O assento com apenas 79 cm de altura, torna fácil manobrar até para quem não é alto. As suspensões com curso longo absorvem bem os buracos, oscilações e quebra molas. Engates suaves e precisos.   ACABAMENTO:   Elogiável acabamento dos componentes e montagem primorosa.   CONCLUSÃO:   Moto versátil para cidade ou estrada. Ideal para quem não quer o peso das “grandonas”, sem abrir mão de desempenho. O bom posicionamento do piloto e garupa garantem viagens prazerosas, sem as famosas cãibras das superesportivas. Apesar da ausência de “customização” eletrônica para maior segurança e desempenho em situações adversas, por ser dócil e linear permite fácil condução até mesmo para o iniciante.   Pontos positivos   LEVEZA   AGILIDADE   DESEMPENHO   Pontos Negativos   POUCA ASSISTÊNCIA ELETRÔNICA

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