Faixa Azul digital deve ser implantado em BH na semana que vem

Raul Mariano
rmariano@hojeemdia.com.br
06/06/2018 às 20:23.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:28
 (Riva Moreira)

(Riva Moreira)

O rotativo digital deverá ser lançado em Belo Horizonte na próxima semana. Por meio de um aplicativo para celular, os motoristas poderão comprar créditos para usar nas vagas de estacionamento nas ruas da capital.

Mesmo com a modernização, a BHTrans garante que o talão impresso – que está em falta devido ao fim do contrato com a empresa fornecedora – continuará valendo e, em breve, será novamente disponibilizado para venda. Devido à falta do Faixa Azul em papel, as fiscalizações feitas pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar estão suspensas desde 29 de maio.

Funcionamento

No fim do ano passado, o Hoje em Dia mostrou que a ideia é que o rotativo digital em BH combata os flanelinhas e coíba as fraudes ao sistema.

O aplicativo vai funcionar na modalidade pré-paga. O usuário poderá escolher se vai comprar os créditos com cartão ou boleto bancário e poderá adquirir o equivalente a uma folha apenas ou a todo o talão.

Além disso, a plataforma deverá ser disponibilizada para os sistemas iOS e Android. Após fazer o download do sistema no smartphone, o motorista irá cadastrar a placa do carro e, assim, efetuar a aquisição dos créditos.

Assim que estacionar o veículo, ele deverá efetuar login no aplicativo e, por meio do GPS, o software irá identificar o horário e local, programando o tempo de permanência conforme o permitido naquela via. Está prevista, ainda, a configuração de alertas para avisar que o período autorizado de estacionamento está terminando.

A BHTrans foi questionada sobre como se dará a implantado do novo sistema. Porém, até o fechamento desta edição, não disponibilizou fonte nem respondeu às questões enviadas por e-mail.

Deixar de pagar o Faixa Azul é infração grave, que rende ao motorista, além dos cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 195,23. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por