(EITAN ABRAMOVICH)
A estrela da seleção da Colômbia, o atacante Radamel Falcao Garcia, foi cortado da Copa do Mundo do Brasil por não ter se recuperado a tempo da lesão no joelho, anunciou nesta segunda-feira (2) o técnico argentino da equipe, José Pekerman."É uma noite triste. É com muita tristeza que tenho que informar que não estarão no Mundial Radamel Falcao e Luis Perea, por não terem se recuperado de lesão, e Luis Muriel, por decisão técnica. São três grandes jogadores", anunciou Pekerman em coletiva de imprensa realizada num hotel de Campana, 60 km ao norte de Buenos Aires.
Além do corte de Falcao, Pékerman também anunciou a lista final dos 23 jogadores da Colômbia para a Copa do Mundo de 2014. O comandante dos Cafeteros confirmou a exclusão do atacante Falcao Garcia do time que virá ao Brasil, já que ele não conseguiu se recuperar a tempo para a competição. Além dele, o zagueiro Luís Perea (Cruz Azul-MEX) e o atacante Luís Muriel (Udinese-ITA) foram cortados.
"Ainda falta tempo para eu poder jogar e eu não queria tirar uma vaga de um companheiro que estivesse 100%. Não queria fazer algo contra a minha saúde, é o mais sensato. O grupo tem muito ilusão, mas animarei e seguirei o time de fora", declarou Falcao Garcia na coletiva.
O técnico exaltou o trabalho feito pelo atacante para tentar chegar à Copa. "O tempo não nos dá tranquilidade para que Falcao possa estar no Mundial em ótimas condições. Radamel merecia ser esperado até o final. Ele fez tudo o que estava em sua mão para chegar", relatou Pékerman à imprensa.
Falcão foi submetido a um tratamento específico no joelho direito sob orientação do fisioterapeuta Carlos Entrena desde o primeiro dia de treinamento dos colombianos. A recuperação do atleta, que sofreu uma ruptura de ligamento em janeiro, defendendo o Monaco em partida pela Copa da França, não foi possível para disputa da Copa do Mundo.
O jornal francês L'Équipe já havia publicado no mês de maio que o staff do jogador e a comissão técnica colombiana teriam decidido pelo corte do atacante de 28 anos.
Confira a lista final da Colômbia:
Goleiros: David Ospina (Nice-FRA), Faryd Mondragón (Deportivo Cali-COL) e Camilo Vargas (Independiente Santa Fe-COL)
Zagueiros e laterais: Camilo Zúñiga (Napoli-ITA), Pablo Armero (West Ham-ING), Cristian Zapata (Milan-ITA), Mario Yepes (Atalanta-ITA), Carlos Valdés (San Lorenzo-ARG), Santiago Arias (PSV-HOL) e Eder Álvarez Balanta (River Plate-ARG)
Meias: James Rodríguez (Monaco-FRA), Abel Aguilar (Toulouse-FRA), Carlos Sánchez (Elche-ESP), Fredy Guarín (Internazionale-ITA), Juan Fernando Quintero (Porto-POR), Aldo Leao Ramírez (Morelia-MEX), Alex Mejía (Atlético Nacional-COL), Victor Ibarbo (Cagliari-ITA) e Juan Guillermo Cuadrado (Fiorentina-ITA)
Atacantes: Jackson Martínez (Porto-POR), Teófilo Gutiérrez (River Plate-ARG), Carlos Bacca
(Sevilla-ESP) e Adrían Ramos (Hertha Berlin-ALE)