Zona da Mata

Falta de água em Barra Longa força UBS a suspender atendimento, afetando dezenas de pessoas

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
10/01/2023 às 18:43.
Atualizado em 10/01/2023 às 18:56

Após cinco dias com o abastecimento de água interrompido, o serviço volta a ser normalizado, de forma gradativa, nesta terça-feira (10) em Barra Longa, na Zona da Mata. Uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que atende de 70 a 80 pessoas por dia precisou suspender os serviços por conta do desabastecimento.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da cidade, desde a última sexta-feira (6), a UBS vinha sofrendo com o abastecimento de água. Como forma de tentar preservar a água que ainda havia no local, enfermeiros e médicos estavam trabalhando no limite, tentando gastar o mínimo possível. Entre os atendimentos prestados pela unidade, destaque para realização de curativos, tratamento de hipertensão e entrega de receitas de medicamentos. 

Nessa segunda-feira (9), os atendimentos foram interrompidos por completo na UBS. A esperança era que, no dia seguinte, a água voltaria. Quando os funcionários chegaram para trabalhar nesta terça, se depararam novamente com a caixa d'água vazia.

Sem condições de realizarem atendimentos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Barra Longa, a UBS suspendeu as atividades, até que o abastacimento fosse restabelecido.

Serviço normalizando
Em nota, a Copasa informou que retomou o fornecimento de água no município e que trabalha para manter a regularidade e garantir a qualidade da água. A região Central da cidade já está com o abastecimento normalizado, e nas regiões mais altas a situação está sendo resolvida gradativamente.

A companhia esclareceu ainda que o fornecimento de água começou a ficar intermitente no último sábado (7) em razão do excesso de chuvas na cidade, levando ao aumento da turbidez da água bruta e impedindo o tratamento.

Moradores relataram nas redes sociais que essa situação é recorrente em Barra Longa sempre que o nível de chuva aumenta. A Copasa não informou o prazo para a total normalização do abastecimento na cidade.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por