Nesta terça-feira (31) encerra o prazo para os contribuintes entregarem a declaração de Imposto de Renda (IR) 2022, mas até agora 200 mil mineiros ainda não prestaram contas com o Leão, de acordo com dados da Receita Federal divulgados na tarde desta segunda-feira (30).
O Governo Federal espera receber 3,2 milhões de declarações apenas em Minas. No Brasil, a expectativa é que sejam entregues 34 milhões de declarações, porém, até a tarde desta segunda, aproximadamente três milhões de contribuintes ainda não tinham cumprido o compromisso com o Fisco.
De acordo com a Receita Federal, quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer até o fim do prazo, estará sujeito a multa de 1% ao mês, que incide sobre o valor do imposto devido, limitado a 20% do montante total do IR. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. O contribuinte terá 30 dias para pagá-la. Após esse prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).
Como declarar o IRPF
Para declarar é fácil, basta acessar o site da Receita Federal e baixar os programas. O Fisco disponibiliza três formas de realizar o IRPF:
Leia mais: