MANAUS - Ao menos cem famílias de Manaus foram atingidas por uma inundação provocada pelo rompimento de uma adutora nesta terça-feria (15). Não há registros de feridos.
O incidente aconteceu no bairro da Compensa, na zona oeste, com uma tubulação de 800 centímetros da rede de abastecimento de água. A força das águas provocou uma enxurrada na rua Matos Areosa, tombando ao menos três veículos, arrancando parte do asfalto e levando lixo para dentro de casas. Algumas ficaram parcialmente destruídas.
"Foi uma coisa inacreditável, como se fosse uma tromba d'água", disse o pedreiro Francisco Assis, que estava saindo de casa para o trabalho no momento do incidente.
A tubulação é responsável pelo abastecimento dos bairros Compensa 1, 2 e 3, além de toda a zona norte da cidade. Todas as casas dessas localidades estão sem água.
A empresa responsável pelo abastecimento, Manaus Ambiental, disse que o reparo será feito em 24 horas.
A empresa afirmou que vai ressarcir os prejuízos às famílias atingidas. Disse ainda que técnicos estão fazendo um levantamento para apurar os prejuízos e o motivo do rompimento. Segundo a Manaus Ambiental, a adutora foi instalada em 2008.
A Prefeitura de Manaus disse que está alojando as famílias atingidas com apoio da Defesa Civil, mas não informou para onde seriam encaminhadas.