Famílias sem atualização cadastral são bloqueadas do Bolsa Família

Jornal O Norte
02/12/2009 às 09:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:18

Janaína Gonçalves


Repórter

Pouco mais de 975 mil beneficiários do programa Bolsa família que estão há mais de dois anos sem atualizar dados no  CadÚnico- Cadastro único para programas sociais teve o  benefício bloqueado no mês de novembro. Esse público faz parte da revisão cadastral do Bolsa família.

Dados do ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome mostram que, só em fevereiro deste ano, foram convocados os municípios para atualizar o cadastro de 3,4 milhões de beneficiários. Destes, mais de 2,2 milhões foram atualizados. Para que as famílias não tivessem o benefício bloqueado, o município teve até 31 de outubro para realizar o processo de revisão cadastral.

Para a dona de casa Eliane Lopes, que reside na Vila Mauricéia, é importante está atento aos prazos, para não perder o beneficio.

- Eu tenho cinco filhos e o Bolsa família tem feito diferença no meu orçamento, principalmente na compra de alimentos e roupas - diz.

Com a revisão cadastral, passa-se a exigir que as famílias beneficiárias atendidas pelo programa tenham seu cadastro atualizado ou revalidado pelo menos a cada dois anos, para que continuem recebendo seus benefícios.

Já para Maria Aparecida Barbosa, diarista, também do bairro Vila Mauricéia, tem que haver este controle, para não haver fraudes e beneficiar quem tem condições. -  Esta revisão é uma forma de nos assegurar que o dinheiro está sendo destinado para as pessoas certas, acrescenta.

A intenção do MDS é melhora os índices de atualização cadastral dos municípios, contribuindo para que outras ações sejam beneficiadas pela boa qualidade das informações do CadÚnico, e  focalizar nas condicionalidades das famílias beneficiárias.

ALTERAÇÕES DA REVISÃO CADASTRAL

A revisão cadastral dos beneficiários do Bolsa família é um instrumento importante para aprimoramento do programa. Ela estabelece uma rotina de atualização das informações das famílias do cadastro único para programas sociais (CadÚnico) que recebem o benefício.

As famílias que ainda estavam com as informações desatualizadas até 31 de outubro, tiveram o benefício bloqueado em novembro/2009; Estas famílias que tiveram o benefício bloqueado receberão mensagem no extrato de saque para saber o motivo do bloqueio.

As telas de consulta no Sibec-Sistema de Benefícios ao Cidadão mostrarão que o benefício está bloqueado pelo motivo “encerramento do prazo para Revisão Cadastral” e quando foi a última alteração cadastral; Só será possível desbloquear o benefício por meio da atualização cadastral.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por