(Tânia Rêgo/Agência Brasil )
O quesito fantasias será o primeiro usado caso duas ou mais escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro obtenham a mesma pontuação no desfile do carnaval deste ano, informou a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). O segundo quesito será bateria. Os quesitos de desempate foram sorteados na tarde desta quarta-feira (6), na sede da Liesa. A apuração começa às 16h30, na Praça da Apoteose.
Os envelopes com as notas dos jurados para os critérios que vão definir a escola campeã serão abertos na seguinte ordem: evolução; harmonia; mestre-sala e porta-bandeira; alegorias e adereços; comissão de frente; samba-enredo; enredo; bateria e fantasias.
Se duas ou mais escolas terminarem com a mesma pontuação, o desempate se dará na ordem inversa à da abertura dos envelopes, ou seja, o primeiro quesito para desempatar será fantasias, e assim, sucessivamente.
Quatorze escolas de samba disputam o título do grupo especial do Rio de Janeiro. Nos dois dias de desfile, domingo (3) e segunda-feira (4), as agremiações foram avaliadas por 36 jurados em nove quesitos. As notas já foram concedidas e entregues à Liesa.
Disputam o título as escolas Império Serrano; Viradouro; Grande Rio; Salgueiro; Beija-Flor; Imperatriz; Unidos da Tijuca; São Clemente; Vila Isabel; Portela; União da Ilha; Paraíso do Tuiuti; Mangueira e Mocidade.
A campeã do ano passado foi a Beija-Flor de Nilópolis.
Leia mais:
Começa apuração das notas das escolas de samba do Rio
Campeãs desfilam no Sambódromo do Anhembi nesta sexta-feira
Escolas de samba do Rio decidem título entre emoção e técnica
Mancha Verde é campeã do Carnaval de São Paulo; Vai-Vai é rebaixada
Emoção, luxo e ousadia marcam segundo dia do Grupo Especial no Rio de Janeiro