Farc libertam policiais que eram mantidos reféns

Folhapress
15/02/2013 às 23:44.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:02
 (Luis Robayo)

(Luis Robayo)

SÃO PAULO - Dois policiais que eram reféns da guerrilha das Farc há três semanas foram libertados em bom estado de saúde nesta sexta-feira (15), um dia depois do previsto, anunciou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que os recebeu.

Cristian Camilo Yate e Víctor Alfonso González foram entregues numa zona rural do departamento de Cauca, no sudoeste da Colômbia. O ato de entrega foi transmitido ao vivo pela emissora venezuelana Telesur. Logo em seguida, os dois agentes foram levados à cidade de Cali (550 quilômetros ao sul de Bogotá).

Os dois deveriam ter sido soltos ontem, mas a operação foi abortada, de última hora, pela guerrilha, aparentemente devido ao fato de que havia um grande número de jornalistas no local da entrega.

Desde o final de 2012, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) participam em um processo de paz com o governo de Juan Manuel Santos e também devem libertar neste sábado um soldado, capturado em meio a combates em 30 de janeiro passado, na região de Nariño. O soldado será entregue à mesma comissão que recolheu os dois agentes.

O diálogo de paz entre as Farc e o governo acontece em Havana (Cuba), sem um cessar-fogo bilateral.

As Farc decretaram uma trégua unilateral entre os passados dias 20 de novembro e 20 de janeiro, como gesto de boa vontade no processo de paz, mas, vencido o prazo, os enfrentamentos se intensificaram. As Farc foram criadas em 1964 e contam atualmente com 8.000 guerrilheiros.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por