Fechamento da unidade ortopédica do hospital Galba Veloso provoca protestos em BH

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
01/08/2017 às 18:40.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:52
 (Sind-Saúde/Divulgação)

(Sind-Saúde/Divulgação)

Funcionários da Unidade Ortopédica Galba Veloso protestaram nesta terça-feira (1º) contra o fechamento do complexo que pertence ao Hospital João XXIII. O encerramento das atividades foi anunciado na última semana e foi resultado de um acordo entre a gestão anterior da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e o Ministério Público, em função de inconformidades detectadas pela Vigilância Sanitária.

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais alega que o fechamento vai trazer prejuízos para pacientes e para os cerca de 200 funcionários da unidade ortopédica. Segundo a presidente do Sind-Saúde, Neuza Freitas, o local tem capacidade para realizar até 300 cirugias ortopédicas por mês. E o ambulatório realiza até mil atendimentos no mesmo período. "É inadmissível o fechamento. Se há alguma irregularidade, o melhor a se fazer é consertar o problema", afirma. 

Pela manhã, o presidente da Fhemig, Tarcísio Dayrell, se reuniu com o Conselho Estadual de Saúde (CES) para planejar o encerramento das atividades da unidade. Após a reunião, Tarcísio Dayrell recebeu uma comissão formada por servidores filiados ao Sind-Saúde, que também contou com os membros do Conselho Estadual, e voltou a confirmar o fechamento.

Ficou definida, porém, a realização de audiência pública na próxima quinta-feira (3), que contará com a participação da Promotoria de Saúde, da Fhemig, Sindicato e CES.

Dayrell ressaltou que os servidores lotados na UOGV serão absorvidos por outras unidades da Rede, assim como as cirurgias realizadas na unidade. Hoje, a unidade tem 10 pacientes internados, sendo que 04 estão aguardando procedimentos cirúrgicos e 06 estão em tratamento de infecção.

Desde o início da semana passada, não são encaminhados pacientes para a unidade.  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por