O ponteiro cubano Leal, do Sada/Cruzeiro, foi oficialmente liberado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) para defender a Seleção Brasileira. A autorização saiu nesta quinta-feira (4), às vésperas da grande final da Superliga Masculina de Vôlei, no domingo (7), contra o Funvic/Taubaté, no Ginásio Mineirinho.
Em entrevista coletiva, o técnico cruzeirense Marcelo Méndez comemorou a informação divulgada inicialmente pelo jornal "O Globo" e disse que este era um sonho do jogador.
"Leal gostaria muito de representar o Brasil, disputar um Mundial e uma Olimpíada pelo país. Acho que ele já se sente brasileiro. Pode até ser uma motivação a mais (para a final da Superliga), mas acho que ele não precisa disso, porque sempre demonstrou ser um grande jogador", avaliou o comandante argentino do Cruzeiro.
Naturalizado desde o fim de 2015, Leal poderá entrar em quadra pela Seleção Brasileira apenas a partir de 2019, pelo fato de ele já ter defendido o país natal em jogos oficiais. Assim, o cubano estaria apto a disputar a Liga Mundial e os Jogos Pan-Americanos e, principalmente, os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 pelo Brasil.
A naturalização de Leal era um desejo do ex-técnico Bernardinho, que deixou o cargo após a conquista da medalha de ouro nos Jogos Rio-2016. O novo treinador da Seleção, Renan Dal Zotto, anunciará na segunda-feira (8) a convocação para a temporada 2017, quando deverá comentar a situação do ponta cruzeirense. Com Bernardinho, os jogadores da posição eram Lucarelli, Maurício Borges, Lipe e Douglas Souza.
Leal chegou ao Sada/Cruzeiro na temporada 2012/13. No clube mineiro, foi tricampeão Mundial de Clubes (2016, 2015 e 2013), bicampeão Sul-Americano (2016 e 2014) e tricampeão da Superliga (2013/14, 2014/15 e 2015/16), entre outros títulos e premiações individuais.
Pela Seleção de Cuba, o ponteiro foi vice-campeão da Liga Mundial em 2010, quando a equipe caribenha foi derrotada na final pelo Brasil.
Nota publicada no site da Federação Internacional:
"O Comitê Executivo da FIVB reuniu-se em Marrakesh (Marrocos), na quarta-feira, 3 de maio de 2017, para rever a lista de pedidos de mudança na Federação de Origem. O comitê aprovou 13 pedidos no total: 11 jogadores de voleibol indoor e dois do vôlei de praia.
Esses atletas terão os mesmos direitos e obrigações que os jogadores de sua nova Federação de Origem. No entanto, os jogadores que tenham representado a sua Federação de Origem anterior em competições internacionais terão de completar um período de espera de dois anos antes de serem elegíveis para a seleção de sua nova federação".
FICHA DO JOGADOR
Posição: Ponteiro
Nome: Yoandy Leal Hidalgo
Altura: 2,02m
Peso: 104 kg
Naturalidade: Havana (Cuba)
Nascimento: 31/08/1988