Evento que também toma palco na Usina de Cultura, em BH, reúne feirantes de mais de dez estados, além de expositores da Colômbia, Peru e Uruguai
(Gabriel Caram/divulgação Teca Lobato Assessoria)
A Feira Canastra chega à terceira edição. Pela primeira vez, a Escola de Design da Universidade Estadual de Minas (UEMG) será palco do evento, em 26 e 27 de abril,. Em maio (10), migra em versão pocket para o Usina de Cultura, também na capital. A proposta é abrir espaço para a diversidade, valorizando publicações independentes. Evento reúne 140 publicadores do país, além de expositores da Colômbia, Peru e Uruguai.
Gratuita, a Canastra funciona como uma vitrine para a multiplicidade da cena editorial independente. Entre os trabalhos apresentados estão fanzines, quadrinhos, livros de artista, literatura, poesia, fotolivros e projetos editoriais e gráficos experimentais, que desafiam formatos tradicionais e propõem novas formas de leitura e expressão.
“Queremos que a edição de 2025 seja mais uma vez um momento especial para que os visitantes possam conhecer o que há de melhor em publicações independentes no país, sejam livros, fanzines, quadrinhos ou qualquer outro formato de publicação. Esperamos trazer o máximo de diversidade possível para a feira, com obras primorosas e únicas", pontua Luiz Navarro, coordenador da Feira.
Na edição principal, na sede da UEMG, na Praça da Liberdade, a feira vai reunir 103 feirantes. Na versão pocket, no bairro Ipiranga, Nordeste da capital, 35 expositores de cinco estados brasileiros e um participante do Peru vão expor seus trabalhos, que também contará com debates mediados pela professora Letícia Santana Gomes, pesquisadora em Estudos da Linguagem, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), ampliando a troca de experiências entre público e participantes.
Desde a primeira edição, em 2019, a Feira Canastra vem conectando Belo Horizonte a outras iniciativas do gênero em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Brasília. Em 2025, o evento amplia fronteiras e recebe expositores internacionais, abrindo espaço para um intercâmbio ainda mais plural de ideias, linguagens e práticas editoriais.
A realização da Feira Canastra é possível graças à Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte (projeto 1414/2022) e conta com o patrocínio do Mater Dei.
SERVIÇO
Edição principal – Feira Canastra 2025
Local: Espaço Cultural da Escola de Design da UEMG – Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Data: 26 e 27 de abril de 2025 (sábado e domingo)
Horário: Das 11h às 18h
Entrada gratuita
Edição pocket – Feira Canastra Pocket 2025
Local: Centro Cultural Usina de Cultura – Rua Dom Cabral, 765 – Bairro Ipiranga, Regional Nordeste, Belo Horizonte
Data:10 de maio de 2025 (sábado)
Horário: Das 11h às 18h
Entrada gratuita
Com rodas de conversa mediadas por Letícia Santana Gomes