Feliz concurso, Feliz Natal!

23/12/2016 às 17:04.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:12

Quando este artigo for publicado, a festa de Natal já terá ocorrido. Então, desejo ao leitor e à leitora que tudo tenha ocorrido muito bem. Desejo que a confraternização tenha sido ótima. Mas o espírito natalino costuma permanecer por vários dias. Aliás, o Natal não se limita ao nascimento do Nosso Grande Mestre. Há muitos elementos nessa história, antes e depois do nascimento.

Se recorrermos à leitura dos evangelhos, encontraremos a severidade da lei que quase levou Maria ao apedrejamento. Não fosse a intervenção divina no sonho de José e ela, se escapasse da morte com pedras, seria mãe solteira.

E a história segue. Os presépios costumam mostrar a chegada dos Reis Magos com seus presentes, o que somente ocorreu vários dias depois do nascimento. Aliás, a tradição na Espanha é de dar presentes no “Dia de Reis”, embora o “Papá Noel” chegue no dia 25 de dezembro.

Alguns presépios também retratam a fuga para o Egito, para livrar o Deus Menino de Herodes. O Presépio do Pipiripau, que fica em exposição constante no Museu de História Natural da UFMG, segue contando a vida adulta de Jesus, seu julgamento, crucificação e ressurreição.

Tudo isso nos faz lembrar que, seja qual for o seu projeto de vida, o Natal não se encerra ao final da ceia. A festa não termina com a troca de presentes. Então, deixe que o espírito de Natal prossiga em todos os dias da sua vida.

Se o seu projeto é passar num concurso, talvez você não encontre estalagem para o nascimento de seus sonhos. Ou talvez tenha que buscar o seu próprio Egito para se esconder de Herodes. Nos momentos cruciais, podem surgir as armadilhas dos fariseus. 

Seja qual for o percalço, siga firme nos seus sonhos. Porque se você realmente se empenhar para transformar seus sonhos em realidade, ninguém poderá te derrotar.

Então, feliz concurso, feliz Natal!

  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por