(Divulgação)
A Fenabrave, entidade que congrega as revendedoras de veículos automotores no País, revisou em setembro suas projeções para as vendas neste ano de 2.039.736 unidades na previsão anterior feita em julho, com crescimento de 9,9% sobre o total registrado no ano passado, para 2.079.530 unidades, o que levará a um crescimento de 12%.
A revisão não considera tratores e colheitadeiras, já que estes não são licenciados, disse o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.
Quando se soma aos autos os veículos leves, a projeção foi revista de 2.383.184 unidades para 2.430.788, o que levará a um aumento de 11,9% sobre o total de vendas de autos e leves no ano passado.
A explicação para a revisão das vendas para cima são o aumento da confiança do consumidor, queda da taxa básica de juros e redução da inflação.
Tratores e colheitadeiras
A Fenabrave trabalha com a previsão de vendas de 42 mil unidades de tratores e colheitadeiras neste ano, com um crescimento de 1,20% sobre o total vendido no ano passado.
Essa projeção resulta de revisão feita em setembro sobre a previsão de julho, que apontava para um total de vendas neste ano de 41.600 unidades. A previsão de julho já embutia um crescimento de 0,24% sobre as vendas de 2017.
De acordo com os executivos da Fenabrave, o aumento de vendas está associado à redução da taxa básica de juros, inflação e aumento da confiança dos compradores.
Leia mais:
Índice de preços cresce em seis capitais de agosto para setembro
Produção industrial cai 0,3% em agosto ante julho, afirma IBGE
Atividade lenta reduz confiança do empresário, diz FGV