Valéria Esteves
Repórter
valeria@onorte.net
A Fenics - feira nacional de indústria, comércio e de serviços de Montes Claros termina com gosto de bons negócios. Com mais de R$ 100 milhões foram movimentados, segundo Jamil Habib Curi, presidente da Aci - Associação comercial, industrial e de serviços de Montes Claros, há a possibilidade de a feira ter ainda copitado indiretamente, outros R$ 100 milhões.
Os atrativos dessa 11º edição foram a rodada de negócios, mostra
de artesanato e Aquidecor (foto: Wilson Medeiros)
A roda de negócios, bem como a de artesanatos, também foram atração. Só a roda de negócios que teve a participação de 10 empresas âncoras e cerca de 60 fornecedores rendeu cerca de R$ 3.800 milhões negócios diretos com expectativa de fechar muitas outras cifras nos meses que se seguem, já que foram agendadas novas reuniões.
Quanto à rodada de artesanato, o secretário de Indústria e comércio de Montes Claros, Adauto Marques informou que valeu a pena ter conseguido recurso do ministério do Turismo para bancar o stand de artesanato. Cerca de 8 municípios estavam representados por seus artesãos.
- Estimamos que nesse ano, a feira que teve o caráter mais negocial trouxe pequenos e micro-empresários que contribuíram para que a Fenics abandonasse o título de mostra de oportunidade para mostra de negócios. Esse foi um dos grandes ganhos, já que esse setor pode fazer contatos e negócios ao mesmo tempo - diz.
RODA DE ARTESANATO
Para José Sebastião Vaz, de Chapada do Norte, a feira foi mais uma oportunidade de comercializar seus produtos. Segundo suas contas, até o momento dessa reportagem, foram feitos aproximadamente R$ 1 mil em vendas de cadeira de balanço, banco de couro, caixa de folia entre outros. Inclusive, seu José, que herdou o talento para o artesanato de seus ancestrais, vem todos os anos a Montes Claros mostrar seus produtos nas festas de agosto; assim sendo ficará na cidade até o próximo fim de semana, quando começam os festejos dos catopês.
- Essa é a primeira vez que venho aqui na Fenics, esperava vender mais tendo em vista a propaganda que ouvi da feira, mas para o primeiro ano de participação está bom. Costumo vender bastante na festa dos catopês, principalmente caixa de folia.
A caixa de folia segundo o artesão custa na faixa de R$ 150 a R$ 250.
DOCES
A Aba- Associação bocaiuvense de artesanato também estava presente, dividindo espaço com os outros artesãos. A presidente, Ismênia Aparecida de Oliveira levou os famosos e deliciosos doces produzidos pela entidade para a feira. Ao todo foram cerca de 5 mil que saíram rapidamente graças ao interesse do público. Ismênia conta que a Aba tinha dois espaços dentro da feira, da qual foram feitas várias encomendas de artesanato.
Ela informou também que estará nessa quarta-feira embarcando para Brasília, DF, onde palestrará sobre fabricação de produtos domésticos e produção de artesanato com forma de gerar emprego e renda para os agricultores familiares. Só para relembrar, a Aba também esteve presente na exposição agropecuária de Montes Claros, no último mês de julho e vendeu mais de 10 mil doces, além de artesanato. A venda superou as expectativas da entidade que quer voltar no próximo ano, tanto na exposição agropecuária quanto na feira nacional de indústria, comércio e de serviços de Montes Claros.
ORGANIZAÇÃO
Geraldo Drumond, coordenador da feira falou a reportagem de O Norte que a feira trouxe a sensação de conforto, tanto para os visitantes bem como para os expositores. Os dados foram revelados por uma pesquisa quantitativa realizada com os expositores durante a feira, pelas faculdades Santo Agostinho. O coordenador lembrou que a pesquisa ouviu 100% dos expositores e uma amostragem com os visitantes. A tabulação da pesquisa ainda será confirmada.
AQUIDECOR
Geraldo ainda lembrou que o diferencial desse ano foi a participação da Aquidecor. Com vias para despontar e se firmar no mercado, a decoração chamou a atenção por sua criatividade. A exemplo da casa cor em São Paulo, a Aquidecor mostrou que os norte-mineiros não perdem nem em gosto, nem em estilo para os profissionais das capitais. Os visitantes ficaram encantados com os espaços montados, seja o ambiente do quarto do casal, espaço do laser, os jardins, escritório, quarto de solteiro entre outros.
- A Aquidecor agregou um diferencial que contribuiu positivamente com feira, assim como a rodada de negócios coordenada pelo Sebrae. Cerca de 268 agendamentos foram feitos entre empresas e prestadores de serviço. Tudo o que esperávamos aconteceu. Um público de 80 mil pessoas visitou a Fenics e atingimos a meta de movimentar R$ 100 milhões, conclui.