(Ferrari)
Tirando os monopostos da Fórmula 1, a Ferrari sempre dedicou suas versões de alto desempenho a modelos fechados. Um dos poucos descapotáveis com credenciais de superesportivo foi o mítico F50. No mais, somente as berlinettas recebem devido tratamento. Recebiam! A marca do Cavallino Rampante acaba de apresentar o 458 Speciale Aperta (aberto), versão conversível da edição de alto desempenho do cupê V8 central da casa, que será a estrela da marca no Salão de Paris. Com produção limitada em 499 unidades, o Speciale Aperta oferece o mesmo conjunto motor da versão fechada, composta pelo furioso V8 4.5 litros de 605 cv. Essa unidade detém o recorde de motor aspirado com maior potência específica da história, com 135 cv por litro. O conjunto completado pela transmissão sequencial de sete marchas. Como todo motor aspirado de alto desempenho, que se preze, o V8 chega ao seu pico de potência aos 9.000 rpm, já seu torque máximo de 55 mkgf é obtido a 8 mil giros. Os números permitem ao Ferrari acelerar de 0 a 100 km/h em 3 segundos. Da imobilidade aos 200 km/h, são apenas 9 segundos. A Ferrari não informa a velocidade máxima do conversível. Mas, por ser aberto, o que compromete a aerodinâmica, e mais pesado que a versão cupê, que atinge 325 km/h, é estimado que sua máxima gire em torno dos 315 km/h. Para garantir aderência, o Speciale Aperta é recebeu enormes rodas aro 20, calçadas com pneus de alto desempenho Michelin Pilot Sport Cup2. O conversível chega como prova irrefutável de que a tecnologia se sobrepõe à técnica, para o ódio dos puristas. Além do sistema de diferencial eletrônico E-Diff e do controle de tração F-Trac, o 458 Speciale Aperta ainda conta com o sistema de monitoramento que controla a rolagem da carroceria em saídas de curva, como na versão fechada. Ou seja, até mesmo os “não iniciados” na pilotagem podem desafiar seus limites que o computador do Ferrari tentará evitar o pior.