Ferrari 512 BBi: Motor 12 cilindros boxer foi uma verdadeira Revolução em Maranello

Boris Feldman - Hoje em Dia
13/09/2015 às 07:38.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:44
 (Eugênio Moraes / Hoje em Dia)

(Eugênio Moraes / Hoje em Dia)

Motores V-12 dianteiros foram marca registrada da Ferrari desde o lançamento de seu primeiro carro, em 1947. Uma primeira revolução aconteceu em 1967, com a Dino, que recebeu um V-6 traseiro entre-eixos. A segunda veio em 1971, com a Berlinetta Boxer, que tinha um motorzão de 12 cilindros também entre-eixos, derivado do 3.0 usado nos carros de Fórmula 1. “Boxer” significa cilindros horizontais contrapostos, como os do Fusca, Porsche e Subaru. Sua principal vantagem é abaixar o centro de gravidade.

A primeira BB foi a 365, com 4,4 litros de cilindrada, lançada em 1973. Para se enfrentar às rígidas normas de emissões nos EUA, sem perder potência, o motor passa para 5.0 litros em 1976, e seu nome para BB 512 até 1981.

Os carburadores foram, então, substituídos pela injeção e a BBi foi produzida até 1984. A potência variou de 340 a 360 cv e o torque era de generosos46 kgfm a 4.600 rpm.

Com desenho de Pininfarina, a disposição mecânica da Ferrari Boxer foi um desafio para os engenheiros do exigente Comendatore Enzo. Para situar o motor (de alumínio) atrás do habitáculo, a embreagem (com dois discos para reduzir o diâmetro) ficava atrás dele, ligada por um pequeno eixo à caixa de cinco marchas. Esta, debaixo do motor e acoplada ao diferencial: uma verdadeira ginástica mecânica!

No muque

O chassis era tubular, suspensão independente, freios a disco ventilados nas quatro rodas com assistência a vácuo. Mas, direção hidráulica, nem pensar! A relação peso/potência era das melhores da época, pois pesava apenas 1.515 kg. Dois lugares e nenhum espaço (decente) para bagagem...

Com desempenho excepcional, arrancava de zero a 100 km/h em 5,7 segundos e chegava a 280 km/h. Só um concorrente à época, o Lamborghini Countach, ameaçava seu título de mais rápido automóvel do mundo. A disposição mecânica e aerodinâmica conferiam à BB um desempenho raro mesmo entre esportivos.

Sua sucessora, com a mesma disposição e componentes mecânicos, porém com a carroceria redesenhada por Pininfarina, foi a Testarossa, produzida de 1984 a 1996.

O nome 512 BBi é a descrição do motor 12 cilindros boxer (opostos) e 5.0 litros 

 

 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por