Festivais ajudam alunos de gastronomia a entrar no mercado de trabalho

Paulo Henrique Silva
phenrique@hojeemdia.com.br
28/04/2018 às 21:20.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:35
 (FOTOS MAURÍCIO VIEIRA)

(FOTOS MAURÍCIO VIEIRA)

Para quem estava a passeio, foi a hora de se deliciar com pratos saborosos e ouvir boa música. Do outro lado do balcão, porém, a Festa da Massa e o Festival Sabor de Minas, que estão sendo realizados em frente à Praça da Liberdade, até este domingo (29), serviram para mostrar trabalho, pondo em prática o que aprenderam em sala de aula.

Orientados por renomados chefs e professores, alunos do curso de gastronomia do Promove, a partir do restaurante escola da instituição, participaram do evento na elaboração de diversos pratos. Neste sábado, o cardápio teve sanduíches e pizzas sofisticadas. Neste domingo, os quitutes contarão com ingredientes mineiros, como quiabo e pequi.

Aluna do quarto período, Jaine de Sá ressalta a importância desta experiência. “Você ter essa vivência prática, além da escola em si, é fundamental. No Promove, a partir do segundo período, você tem essa oportunidade, com o restaurante escola e os eventos que somos convidados”, destaca.

Localizado na Rua Timbiras, 1560, o restaurante escola tem padrão internacional, capitaneado pela chef Carolina Amorim. “Lá é uma vitrine de profissionais mesmo, porque a parede é de vidro e as pessoas veem você trabalhando na cozinha, preparando a comida. E acontece de algum dono de restaurante estar lá e querer lhe contratar”, registra Jaine.

Ela vê nesta ação um estímulo da faculdade em lançar seus alunos no mercado de trabalho. Vinda da área de propaganda, Jaine se formará no final do ano, mas já diz estar com saudades dos colegas, dos professores. “A gente sente falta. É como uma família. É como sair de casa e ir para outra casa”, compara.N/A / N/A

 O restaurante escola montou um grande estande na Festa da Massa e no Festival Sabor de Minas, realizados pela Associação Cultural e Esportiva Arte Minas, com apoio do Promove e jornal Hoje em Dia. O locutor de rádio e deputado estadual Mário Henrique “Caixa” foi homenageado neste sábado com a placa “Gente que Faz Hoje em Dia”.

No palco, ele se emocionou ao lembrar que, há uma semana, estava em sua cidade natal, em Três Pontas, quando sua mãe teve um enfarto. Mas ela se recuperou a tempo de o “Caixa” participar do evento. “Estou muito feliz em receber essa homenagem do Promove num festival que enaltece a gastronomia mineira”, destaca.

A placa foi entregue ao parlamentar por Paulo Linhares, diretor administrativo das Faculdades Promove e Kennedy. De acordo com ele, é muito importante para a faculdade incentivar eventos de gastronomia. “Para nós, a vivência do mercado, com as suas dinâmicas diferentes, ajuda o aluno a se preparar para a realidade que irá encontrar”.

O diretor assinala que, somente neste ano, 20 alunos do restaurante escola foram inseridos no mercado de trabalho. “No começo, os donos de restaurante até iam lá. Mas agora já recebemos demandas por encomenda. Eles falam que, daqui a três meses, vão precisar de garçons e chefs e nós preparamos os alunos”, afirma.

Entre os próximos eventos que o restaurante escola irá participar a Expo Cachaça, em junho, na Expominas; o Brumadinho Gourmet, no feriado de 7 de setembro, na Região Metropolitana de Belo Horizonte; e o Festival Internacional Parque Gastronômico, no final de agosto e início de setembro, no Parque da Gameleira.

 VALÉRIA MARQUES / N/A

O locutor esportivo e deputado estadual Mário Henrique "Caixa" ganhou uma placa, entregue por Paulo Linhares, diretor administrativo das Faculdades Promove e Kennedy

 N/A / N/A

  N/A / N/A

  N/A / N/A

  N/A / N/A

  N/A / N/A

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por