2ª edição do evento pretende transformar terreno abandonado em frente à Cachoeira do Ribeirão da Onça em espaço de encontro
Festival realiza mutirões para transformar espaços públicos degradados no entorno do Ribeirão da Onça (Pablo Bernardo)
Shows de diversos estilos musicais, feira de gastronomia, festival de pipa, oficinas, lançamento de livro e exibição de filme. Essas são algumas das atividades que integram a 2ª edição do Festival da Onça, evento que mistura arte com trabalho coletivo e educação ambiental. Realizada no bairro Novo Aarão Reis, região Norte de BH, a programação vai até domingo (7) e contribui com a transformação dos espaços públicos degradados no entorno do Ribeirão da Onça por meio de mutirões de construção.
Nesta edição, o foco do festival é o terreno em frente à Cachoeira do Ribeirão da Onça, a maior queda d'água em leito natural dentro de uma capital. A região ficou abandonada após a remoção de moradores por risco geológico e começou a ser utilizada como bota-fora e lixão. O projeto pretende transformar o local em um espaço de encontro construindo bancos e mesas em módulos, um palco para apresentação cultural e brinquedos para crianças e adultos.
Na sexta-feira (5), a Escola de Arquitetura da UFMG lançará o livro ‘‘Lembra: isto é rio - histórias do ribeirão da Onça’’, que registra o trabalho voltado às comunidades da região. Pensada como um álbum de histórias, a obra reúne memórias, fotografias, roteiros de atividades e mapas produzidos ao longo de 2023 e de 2024. Haverá ainda uma roda de conversa com educadoras e moradoras da bacia. O evento será às 19h, na Escola Municipal Herbert José de Souza.
Já no sábado (6), o Mirante da Cachoeira se transformará em palco para a apresentação de diversas atrações artísticas. Às 16h, o espaço se torna uma roda de samba com o show de Fran Januário com participação de Dona Eliza. Mais tarde, às 19h30, o bloco Swing Safado agita o festival da Onça. Depois, a apresentação de MC Dodô encerra a programação do dia, com início marcado para às 21h.
No último dia de festival, domingo (7), o Mirante receberá, a partir das 10h, o Cortejo de Carnaval de Rua e Cultura Popular. Participam do momento os blocos Terno de Binga, As Grandes Figuras e Boi da Manta (Guarda de Moçambique 13 de Maio).
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais