(Fiat)
A Fiat ainda não decidiu se comercializa ou não o utilitário-esportivo (SUV) compacto 500X no mercado brasileiro. Espaço para vender e até mesmo produzir, caso queira, ela tem, uma vez que o jipinho italiano foi o doador da base que deu origem ao Jeep Renegade. Mas enquanto os carcamanos de Betim não batem o martelo sobre a vinda do carrinho, na Europa a matriz se prepara para apresentar sua versão apimentada para 2017.
No entanto, o destino será o mercado norte-americano, onde as versões emolduradas com o escorpião da Abarth, divisão esportiva da Fiat, têm grande apelo. Segundo o fabricante, 20% das vendas do pequenino 500, nos Estados Unidos, são Abarth.
Atualmente a divisão só comercializa o hatch e a intenção dos executivos da FCA é ampliar a gama de produtos com a chancela Abarth, que também nomora uma versão picante para o recém apresentado Fiat 124, roadster que sucede o Barchetta, descontinuado em 2005.
Ainda em desenvolvimento a versão esportiva do 500X será equipada com motor turbo Multair II 1.4 de 172 cv, tração integral e opções de caixas manual ou automatizada de dupla embreagem.
Entre os concorrentes diretos, o Escorpião projetará seu ferrão no Mini Countryman S, que carrega um motor 2.0 turbo de 184 cv e no Nissan Juke, que utiliza unidade turbo 1.6 de 190 cv.