Modelo oferece quatro airbags, dois frontais e dois laterais
(Divulgação/Fiat)
Quando compramos um carro novo sempre pensamos nos pontos positivos. São os bons momentos que passaremos a bordo do automóvel, em viagens e passeios. É a condução silenciosa, que permite ouvir com clareza a música preferida, por exemplo. E também como esse carro irá atender todas as nossas necessidades cotidianas.
Mas também é preciso pensar em segurança. Ter a certeza de que o carro é seguro para o motorista, seus ocupantes e até quem está fora do automóvel. O Fiat Fastback tem um pacote farto de equipamentos de segurança – ativa e passiva – em todas as versões.
Oferece quatro airbags, dois frontais e dois laterais. Assim, além de proteger numa colisão em que se bate de frente, que é o mais trivial, também há proteção contra colisões que vêm em sentido perpendicular. Ou seja, aquela batida num cruzamento. Nessa hora, a bolsa lateral é quem irá garantir a segurança.
Além disso, esse italiano utiliza diferentes ligas de aço na estrutura, o que garante a melhor absorção de impactos e completa integridade da cabine. Isso significa que, quando há uma colisão, as extremidades do Fastback servem como “travesseiros” para absorver a energia do choque.
São pontos de deformação programada. Nas simulações feitas em laboratório os engenheiros conseguem simular como a carroceria irá se deformar após o choque. Essa absorção deve conter a energia sem deixar que a cabine se deforme, que as portas não se abram e que os ocupantes possam ser removidos com facilidade.
Em seguida, o carro foi submetido a testes de colisões reais, no laboratório instalado no complexo industrial da Stellantis, em Betim. E como o computador já tinha previsto, os resultados foram os mesmos e os dummies (aqueles bonecos de crash test) saíram ilesos.
O Fastback também tem controles de tração e estabilidade, cintos de três pontos para todos os passageiros, encostos de cabeça em todos os assentos e pontos de fixação de cadeirinha infantil do tipo Isofix. Tudo como determina a legislação.
Mas o SUV cupê vai além e também inclui tecnologias de assistência à condução. O chamado ADAS. O italiano tem frenagem emergencial autônoma, alerta de colisão, monitor de permanência em faixa e farol alto com ajuste automático de facho.
A frenagem emergencial atua em conjunto com o alerta de colisão, este capaz de detectar uma batida iminente. Primeiramente, ela avisa o motorista com um sinal sonoro e uma mensagem no quadro de instrumentos. Ao mesmo tempo, prepara os freios para aplicar carga total, mesmo que o motorista pise no pedal com pouca força. Caso ele não tome a ação, o carro irá aplicar os freios automaticamente.
Já o monitor de permanência em faixa tem como função não deixar que o Fastback invada a faixa de rodagem ao lado ou saia da pista. O SUV cupê dispõe de sensores e câmeras capazes de visualizar as faixas pintadas no asfalto. Quando o motorista se distrai e começa a “comer faixa”, ele emite um aviso e também aplica a correção de rota, com um leve esterçamento no volante.
E por fim, o farol alto com ajuste automático de facho é capaz de saber quando vem um carro em direção oposta e comuta para o facho baixo automaticamente. Esse sistema é tão preciso que, numa rodovia à noite, é capaz de diferenciar um automóvel à frente, na direção contrária, de um poste ou outro tipo de luz que não corresponda a um veículo. Acabou aquela história de ficar sempre com um dedo na chave para reduzir e elevar a intensidade dos faróis.