Hatch alemão e picape italiana lideram hanking de emplacamentos, diferença entre eles é de apenas 2 mil unidades
(Fiat/Divulgação)
O varejo de automóveis zero quilômetro está em franco avanço em 2024. De janeiro a novembro foram 2,24 milhões de carros de passeio e comerciais leves emplacados, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
E boa parte desse volume se deve a dois carros: Fiat Strada e Volkswagen Polo. Os dois modelos são os únicos que superaram a marca de 100 mil unidades em 2024.
A italiana acumula 128.450 unidades licenciadas entre janeiro e novembro. Já o hatch alemão somou 126.709 carros no mesmo período.
O segredo da dupla está na modalidade de venda direta. Ou seja, transações feitas para empresas. Tanto o Polo quanto a Strada têm grande apelo entre frotistas e empresas.
Do total emplacado até o momento, 86.755 foram destinados às vendas diretas. Ou seja, cerca de dois terços dos emplacamentos do modelo alemão. Já a Strada anotou 83.221 emplacamentos na modalidade direta.
Versões de Polo e Strada
Polo e Strada atuam em diferentes níveis de valores. A picape italiana conta com opções de acesso e cabine simples, mas também oferece opções com carroceria cabine dupla. Destaque para as versões Ultra e Ranch, equipadas com motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque, combinado com transmissão automática, do tipo CVT, e sete marchas emuladas.
O Polo também é oferecido em diversas versões, que variam da popular Track à versão esportiva GTS. O Polo Track é o responsável pela grande virada do hatch, devido ao seu pacote simplificado e preços agressivos.
Agora resta saber quem levará a melhor no fechamento de 2024. Polo ou Strada?