Fiemg lança o Dia V em favor do desenvolvimento da região

Jornal O Norte
22/09/2009 às 09:25.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:11

Janaína Gonçalves


Repórter

Dia V que começou em Minas Gerais, em 2001, já se estendeu por mais 12 estados. De acordo com o gerente da Fiemg - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Ezio Darioli. É um dia de ações voluntárias, sempre no primeiro domingo de dezembro, reunindo Voluntários Vale, seus familiares, amigos, vizinhos e demais interessados. Juntos, eles realizam centenas de ações, como distribuir alimentos, plantar árvores, pintar e reformar escolas, atendimentos de saúde, atividades culturais, de lazer e esportes.

Darioli salienta que, dedicação e empenho para atender as necessidades do próximo e, em troca, uma imensa sensação de realização pessoal e dever cumprido. - O trabalho voluntário é quase sempre realizado em parceria. Um bom exemplo de parcerias são as realizadas entre escolas, em que professores e alunos compartilham idéias, espaço e muita criatividade em projetos de voluntariado educativo, ressalta.

Ele explica que no passado, 2.300 voluntários de empresas, igrejas, sindicatos, escolas, universidades participaram da ação que atendeu a 30 mil pessoas. – A expectativa para este ano é que 50 mil pessoas possam ser atendidas, em diversas mobilidades, bem como; combater a fome e a miséria no Norte de Minas, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde das gestantes, combater a Aids, a malária e outras doenças, melhorar a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e  trabalhar em prol do desenvolvimento, explica.

Para o presidente Ariovaldo Melo Filho, responsável pela coordenação das ações, está confiante com  a iniciativa deste ano. -  Se fizermos um trabalho de sensibilização junto aos universitários e aposentados, assim como junto aos jovens, estaríamos revolucionando nossa sociedade e contribuindo para que possamos construir um mundo mais humano, mais solidário e de pessoas mais felizes, acrescenta.

A proposta é mobilizar e sensibilizar os voluntários sobre os problemas da região. – O  Dia V nasceu de uma proposta do Conselho de Cidadania Empresarial do Sistema FIEMG de chamar as empresas mineiras para um dia de ação voluntária, criando assim um fato de repercussão nacional, capaz de despertar atenção para o voluntariado. Este propósito inicial acabou sendo sensivelmente ampliado, cumprindo função estratégica de promoção e organização da responsabilidade social e do voluntariado em Minas Gerais.

São 24 horas de ações voluntárias que mobilizam pessoas e empresas que, organizadas em grupos, fazem neste dia alguma atividade em benefício de sua comunidade. O Dia V acontece em todo o estado de Minas Gerais e define-se pelo verbo agir: fazer algo em benefício de nossos semelhantes e de nós mesmos. trabalho que começou apenas para atender a classe industrial ganhou uma dimensão surpreendente. E acrescenta; - a intenção é este trabalho seja expandido para os municípios Janaúba, Januária, Jaíba, Pirapora, ate alcançar todo o Norte de minas.

O Dia V pode ser apenas o início, a inauguração de uma ação capaz de se estender por um ano inteiro e de transformar muitas vidas. Se você deseja continuar com o seu trabalho voluntário, observe se a sua ação pode se tornar permanente. Para mais informações sobre o Dia V, entre em contato com o Sistema FIEMG www.fiemg.com.br/cidadania 0800 30 9002 - diav@fiemg.com.br.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por