Fifa mantém suspensão de Thiago Silva e não pune Zúñiga por joelhada em Neymar

Gazeta Press
07/07/2014 às 13:27.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:17
 (Eitan Abramovich)

(Eitan Abramovich)

A Fifa confirmou nesta segunda-feira (7) que o zagueiro brasileiro Thiago Silva está fora da semifinal contra a Alemanha, na terça-feira (8), e que o lateral direito Camilo Zúñiga não será punido pela joelhada nas costas de Neymar que tirou o atacante da Copa do Mundo. 

As duas decisões foram tomadas pelo comitê disciplinar da entidade depois de pedidos feitos pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no último sábado. Quanto à solicitação da anulação do cartão amarelo recebido pelo capitão da seleção no jogo contra a Colômbia, o órgão disse que "não há base legal" no argumento apresentado pela confederação brasileira.

A própria CBF já não acreditava que conseguiria reverter a decisão pelo fato de não existir nenhuma jurisprudência positiva para solicitações semelhantes.

A seleção brasileira queria anular a advertência dada a Thiago Silva por um choque com o goleiro da Colômbia. O lance rendeu o segundo cartão amarelo no torneio ao capitão, que terá de cumprir suspensão na semifinal.

A CBF baseou seu pedido no artigo 37 do código disciplinar da Fifa, que prevê a possível anulação de um cartão se houver um desequilíbrio no número de jogos disputados entre os dois adversários ou em "outras circunstâncias excepcionais".

ZÚÑIGA

A segunda derrota da CBF nos bastidores da Fifa foi a decisão do comitê disciplinar de não punir Zúñiga pela entrada que tirou Neymar do Mundial. Segundo nota emitida pela Fifa, o órgão julgou que o lance não foi ignorado pela arbitragem. O juiz espanhol Carlos Velasco Carballo viu o lance, mas considerou que não era passível de cartão.
A nota diz que Zúñiga poderia ser punido caso a jogada não tivesse sido observada pelo árbitro ou caso ele houvesse aplicado algum cartão ao jogador, o que não aconteceu.

A CBF queria que o colombiano recebesse suspensão parecida com a imposta ao uruguaio Suaréz.

O jogador do Liverpool foi suspenso pela Fifa no dia 26 por nove jogos da sua seleção pela mordida dada no ombro do zagueiro italiano Giorgio Chiellini, no confronto entre as duas seleções, em Natal.

Suárez está ainda proibido de participar de qualquer atividade relacionada ao futebol por quatro meses. Ou seja, o atleta irá desfalcar o Liverpool até outubro. O atacante também terá de pagar uma multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 248 mil).

Na ocasião, o árbitro não viu a mordida, e o jogador foi punido posteriormente pelo comitê disciplinar. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por