Gigante da Pampulha pode ser escolhido entre os 12 apresentados à Fifa
Mineirão recebe visita técnica da Fifa para a Copa do Mundo Feminina 2027 (Cris Mattos/FMF)
O Mineirão recebeu representantes da Fifa para uma avaliação técnica do estádio. O Gigante da Pampulha é um dos postulantes a receber jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027. Rhiannon Martin, diretora da Copa do Mundo Feminina da FIFA, estará no Brasil até o dia 11 de outubro percorrendo os outros 12 palcos definidos pela CBF.
"Nossa equipe de especialistas técnicos analisará e avaliará os estádios do ponto de vista operacional, incluindo como o local é administrado atualmente, a infraestrutura existente e os espaços disponíveis. Examinaremos em detalhes a configuração técnica e tecnológica, as áreas de venda de ingressos e hospitalidade e os sistemas de transporte. Parte da avaliação será o custo da realização do torneio nas possíveis cidades-sede e a receita que poderá ser gerada", explicou Martin.
Além do Mineirão, Martin e uma equipe de especialistas estarão no Mangueirão (em Belém), no Mané Garrincha (Brasília), na Arena Pantanal (Cuiabá), na Arena Castelão (Fortaleza), na Arena Pernambuco (Recife), no Maracanã (Rio de Janeiro), na Arena Fonte Nova (Salvador) e na Arena de São Paulo (São Paulo).
“Nosso objetivo é que a FIFA saia dessa inspeção confiante de que o Brasil será o palco perfeito para as melhores jogadoras do mundo brilharem em 2027”, afirmou a gerente da Fase de Planejamento Inicial da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, Valesca Araújo.
Diretor do Mineirão, Samuel Lloyd destaca que o estádio está pronto para receber o torneio. "Nós já temos uma estrutura no padrão Fifa e toda a expertise necessária para receber competições internacionais. A visita foi importante para atualizar as informações do estádio e sanar eventuais dúvidas. Estamos preparados e de braços abertos para a Copa do Mundo Feminina", afirmou Lloyd após receber Rhiannon Martin na segunda-feira (30).
Vale lembrar que o Mineirão já foi sede de duas competições FIFA: a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014. O estádio também recebeu os torneios de seleções masculino e feminino dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, e a Copa América, de 2019.
Conforme regulamento, será necessário um mínimo de oito estádios para sediar o torneio. Uma nova rodada de inspeções será realizada em novembro, com foco nas instalações de treinamento e nos hotéis das equipes. O anúncio das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 está previsto para o início de 2025.
Leia mais