No sábado

Filarmônica de Minas Gerais faz último concerto do ano: convidados especiais e ingressos esgotados

No repertório, clássicos de Tchaikovsky, Gounoud, Verdi e Mozart

Do HOJE EM DIA
almanaque@hojeemdia.com.br
25/11/2024 às 14:21.
Atualizado em 25/11/2024 às 17:31
Soprano Gabriella Pace é uma das convidadas para a última apresentação da Filarmônica de Minas Gerais em 2024 (Heloisa Bortz)

Soprano Gabriella Pace é uma das convidadas para a última apresentação da Filarmônica de Minas Gerais em 2024 (Heloisa Bortz)

A Filarmônica de Minas Gerais se despede de 2024 no próximo sábado (30). A última apresentação do ano terá como convidados cantores latino-americanos e clássicos de Tchaikovsky, Gounoud, Verdi e Mozart. Os ingressos estão esgotados.

A viagem pela música sinfônica na ópera se encerra no último concerto do ano da série “Fora de série” com uma verdadeira noite de gala a partir das 18h, na Sala Minas Gerais, sob a regência do maestro Fabio Mechetti. Famosas aberturas, árias intensas e duetos apaixonantes serão interpretados por alguns dos mais importantes cantores latino-americanos da atualidade: a soprano Gabriella Pace, a mezzo-soprano Ana Lucia Benedetti, o tenor Giovanni Tristacci e o baixo-barítono Hernán Iturralde.

Repertório

  • Ossini: O barbeiro de Sevilha (abertura)
  • Gounod: Fausto: Ah! Je ris de me voir si belle (Ária das joias)
  • Tchaikovsky: Eugene Onegin: Kuda, kuda vi udalilis? (Ária de Lensky)
  • Dvorák: Rusalka, op. 114: Canção da Lua
  • Verdi: Don Carlo: Ella giammai m’amò
  • Mozart: Cosi fan tutte, K. 588: Soave sia il vento
  • Gomes:O Guarani: Pery! Che brami? e Sento na forza indomita (Dueto)
  • Wagner: O navio fantasma: Abertura
  • Wagner: O navio fantasma: Die Frist ist um  
  • Gounod: Safo: Ô ma lyre immortelle
  • Puccini: La Bohème: Quando me’n vo (Valsa de Musetta)
  • Massenet: Werther: Pourquoi me réveiller?
  • Delibes: Lakmé: Sous le dôme épais (Dueto das flores)
  • Verdi: Rigoletto: Bella figlia dell’amore

Convidados da última apresentação de 2024

Gabriella Pace, soprano 

Vencedora do Prêmio Carlos Gomes 2010 pela interpretação do papel principal na ópera A menina das nuvens (Villa-Lobos), Gabriella Pace já cantou sob a regência de maestros como Lorin Maazel, Pier Giorgio Morandi, Isaac Karabtchevsky, Roberto Minczuk e Fabio Mechetti. Deu voz à protagonista em Jenufa (Janácek), Fiordiligi em Così fan tutte (Mozart), Pamina em A Flauta Mágica (Mozart), Eurídice em Orfeu e Eurídice (Gluck), Titânia em Sonho de uma noite de verão (Britten) e a muitas outras personagens. Frequentou festivais no Brasil e na Europa ao lado de grandes músicos, incluindo os pianistas Bengt Forsberg, Gilberto Tinetti e David Kadouch. Hoje consolidada como uma das principais sopranos em atividade no país, Gabriella iniciou os estudos musicais com o pai, Héctor Pace. Foi aluna de Leilah Farah e de Pier Miranda Ferraro, e atualmente está se aperfeiçoando com Sylvia Sass. Para o selo Naxos, gravou com a Filarmônica a serenata Canção do Amor, de Villa-Lobos. Além disso, Gabriella esteve conosco em alguns de nossos concertos mais importantes, incluindo o de estreia em 2008 e a montagem de Così fan tutte em 2016, a primeira ópera em concerto realizada na Sala Minas Gerais.

Ana Lucia Benedetti, mezzo-soprano

Ana Lucia Benedetti estudou piano no Conservatório de Música Ars et Scientia e é Bacharel em Canto pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, na classe de Francisco Campos Neto. Estudou também com Hildalea Gaidzakian, Marcos Thadeu, Regina Elena Mesquita, Gabriel Rhein-Schirato, Eliane Coelho e Isabel Maresca. Conquistou o primeiro lugar no Concurso de Canto Maria Callas 2009 e o prêmio de Melhor Voz Feminina no Concurso de Canto Carlos Gomes 2011, entre outros reconhecimentos. Emprestou sua voz a diversas personagens do repertório operístico, incluindo Amneris em Aída (Verdi), Marguerite em A danação de Fausto (Berlioz), Santuzza e Lola em Cavalleria Rusticana (Mascagni), Olga em Eugene Onegin (Tchaikovsky) e Albine em Thais (Massenet). Colaborou com grandes regentes da cena musical brasileira e apresentou-se em alguns dos principais palcos do país e da América Latina. Natural de São Paulo, Ana Lucia também é uma experiente solista de concertos sinfônicos. Com a Filarmônica, já cantou a Nona de Beethoven e peças vocais de Mahler e Villa-Lobos.

Giovanni Tristacci, tenor 

Giovanni Tristacci construiu uma sólida carreira nacional e internacional na música lírica, sendo presença constante nas principais casas de ópera do Brasil. Cantou no Bozar de Bruxelas e em palcos importantes da Espanha, Itália, China, Colômbia e outros países. Entre os seus principais papéis interpretados, destacam-se o Príncipe em O amor das três laranjas (Prokofiev), Tamino em A Flauta Mágica (Mozart), o Duque de Mântua em Rigoletto (Verdi) e os personagens-título em Candide (Bernstein), Romeu e Julieta e Fausto (ambas de Gounod). Bacharel em Canto pela UFRJ, Giovanni concluiu sua pós-graduação em Canto Lírico pelo Conservatório Superior de Música do Liceu em Barcelona e estudou também no Centro de Aperfeiçoamento do Palácio das Artes Rainha Sofia (Valência) e na Queen Elisabeth Music Chapel (Bélgica). Foi aluno de Eduardo Álvares, Isabel Maresca, José van Dam, Eduard Giménez, Jocelyne Dienst-Bladi, Helmut Deutsch e Roger Vignoles. Este é o seu concerto de estreia com a Filarmônica de Minas Gerais.

Hernán Iturralde, barítono

Premiado pela Fundação Konex como um dos cinco melhores cantores masculinos da Argentina nas últimas duas décadas, Hernán Iturralde iniciou seus estudos de canto em conservatórios de Buenos Aires, cidade onde nasceu. Passou pelo Instituto Superior de Arte do Teatro Colón e concluiu sua formação na Escola de Estudos Musicais Avançados de Karlsruhe (Alemanha), sob orientação do tenor brasileiro Aldo Baldin. Estreou na Europa cantando a Pequena Missa Solene de Rossini, com regência de Helmuth Rilling. Ainda na Alemanha, integrou os conjuntos dos teatros de ópera de Giessen, Leipzig e Stuttgart. Ao longo da carreira, apresentou-se na França, Espanha, Estados Unidos e vários países da América Latina. Interpretou os papéis principais em Wozzeck de Berg, O navio fantasma e O ouro do Reno de Wagner, O grande macabro de Ligeti, entre outros. Iturralde fez sua estreia com a Filarmônica de Minas Gerais em maio deste ano, na nossa montagem especial de Madama Butterfly.

Serviço:
Filarmônica de Minas Gerais - Fora de Série – Ópera gala

Data: sábado (30)
Horário: 18h
Local: Sala Minas Gerais

Informações: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br

Bilheteria da Sala Minas Gerais:
Horário de funcionamento
Dias sem concerto: 3ª a 6ª, de 12h às 20h; sábado, de 12h às 18h
Em dias de concerto, o horário da bilheteria é diferente: 12h a 22h: quando o concerto é durante a semana; 12h a 20h: quando o concerto é no sábado; 9h a 13h: quando o concerto é no domingo

São aceitos: Pix e cartões das bandeiras Elo, Mastercard e Visa 

O concerto terá transmissão ao vivo pelo canal da Filarmônica no YouTube e pela Rádio MEC FM (87,1 BH e Brasília/99,3 RJ).

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por