(Bernardo Monteiro/Vipcomm)
Os ingressos esgotados no Maracanã para a primeira partida da decisão da Copa do Brasil de 2017, amanhã, às 21h45, entre Flamengo e Cruzeiro, são apenas mais uma prova da força das duas torcidas quando seus clubes chegam à final da competição.
E a disputa deste ano fará história, mais uma vez, neste aspecto. Por mais que as novas arenas não permitam mais a quebra de recordes de público do torneio, pois Mineirão e Maracanã tiveram as suas capacidades reduzidas após as reformas, Flamengo e Cruzeiro serão os dois primeiros clubes a ultrapassar a marca de 400 mil pagantes, como mandantes, em partidas decisivas da Copa do Brasil.
E isso não é fruto apenas da frequência deles na final da competição nacional, que ambos disputam pela sétima vez, mas sim da força das suas torcidas, que decretaram marcas impressionantes nas 28 edições anteriores do torneio.
Além disso, na história da Copa do Brasil, o único jogo com mais de 80 mil pagantes que não foi uma final é o Cruzeiro 0 x 0 Flamengo, de 5 de junho de 1996, no Mineirão, quando os dois clubes fizeram a volta das semifinais daquele ano, com os cruzeirenses avançando diante de 84.414 torcedores. Das oito partidas decisivas, desde 1989, que receberam mais de 70 mil pessoas, três foram do Cruzeiro e outras três do Flamengo. Nessa conta estão os dois confrontos entre eles na final de 2003, a que carrega a maior média de público (76.187) entre as 28 decisões. Foram 152.374 pagantes nos dois confrontos.
No aspecto público, Cruzeiro e Flamengo estão garantidos. Mas há muito mais a buscar nesta decisão. E você terá a chance de conhecer recordes, curiosidades e histórias das 28 finais anteriores da Copa do Brasil.