Palestras com grandes nomes da economia e empreendedorismo é atrativo

Congresso pode ajudar pequenas empresas entenderem a importância da análise dos cenários econômico (Larissa Durães)
As inscrições estão abertas no site Sympla. A programação começa às 13h30, no Espaço OAB Eventos, e reunirá especialistas reconhecidos nacionalmente.
O FinFestival, evento voltado para empresários e profissionais interessados em aprimorar a gestão financeira e fortalecer o cooperativismo acontece em Montes Claros nesta terça-feira (11). As inscrições podem ser feitas pelo site Sympla. A programação que começa às 13h30, no Espaço OAB Eventos, reunirá especialistas reconhecidos nacionalmente, como a economista Rita Mundim, comentarista da Rádio Itatiaia e da CNN Brasil, que abre o evento com a palestra “Cenários Econômicos: Desafios e Oportunidades”, com análise sobre o panorama econômico atual e suas perspectivas para o setor empresarial.
Já o especialista em mercado financeiro, Gilvan Bueno, abordará o tema “Como Planejar o Futuro Financeiro”, com orientações práticas sobre organização e sustentabilidade financeira. Já o educador financeiro Gustavo Cerbasi, referência nacional no tema, fala sobre “Finanças Inteligentes para um Crescimento Sustentável”.
De acordo com o analista do Sebrae Minas realizador do evento, Marteus Santos, o FinFestival é uma oportunidade para empreendedores ampliarem conhecimento e criarem conexões estratégicas. “Ao trazer o evento para o Norte de Minas, unimos conteúdo técnico e inspiração, incentivando os participantes a transformarem seus negócios com inteligência e visão estratégica”, destaca.
Por isso, no FinFestival, o analista do Sebrae Minas, Arleandro Rodrigues, abordará o tema “Gestão Financeira como Pilar de Desenvolvimento”, para mostrar aos empreendedores que para avançar é preciso se organizar e planejar cada passo. Segundo ele, o evento em Montes Claros acontece em um momento estratégico, quando os empresários se preparam para o fim do ano. “Muitos se preparam para as vendas de fim de ano, mas poucos se preparam para a parte financeira. É uma questão fundamental e de grande importância”, destacou.
Arleandro explicou que muitas pequenas empresas enfrentam dificuldades por não darem a devida atenção à análise dos cenários econômicos e à própria estrutura financeira interna. “Pesquisas mostram que o número de inadimplências e prejuízos é alto porque os gestores não estão focados, não estão analisando como deveriam o desempenho financeiro. A gestão financeira é o alicerce de qualquer negócio”, afirmou.
Para o analista, a sustentabilidade das empresas depende diretamente da saúde financeira. “A saúde financeira de uma empresa dita a sua sustentabilidade. É ela que direciona as principais estratégias que devem ser seguras. Quando alguém abre um negócio, é para ganhar dinheiro. Então, a parte financeira tem um grau de importância enorme. Não é só vender muito, mas vender gerando resultados e sabendo o que fazer depois com o dinheiro”, ressaltou.
Suporte
Além dos programas, o Sebrae oferece consultorias especializadas. “As consultorias são pagas, mas subsidiadas. Hoje, no mercado, uma consultoria financeira custa em torno de R$ 350, mas o Sebrae pode subsidiar até 70%. Assim, o empresário paga bem menos do que o valor total, tendo acesso a um acompanhamento de qualidade”, concluiu
O campeão olímpico Tande, encerrará o festival com uma palestra sobre resiliência, superação e trabalho em equipe, conectando lições do esporte ao mundo dos negócios.