Flórida inicia recontagem de votos da eleição para senador e governador

Estadão Conteúdo
11/11/2018 às 09:46.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:46

A acirrada eleição de meio de mandato para senador e governador da Flórida, nos Estados Unidos, terá recontagem dos votos, após o secretário de estado local Ken Detzner assinar uma ordem para a nova apuração dos resultados.  A recontagem deverá começar neste domingo e terminar até quinta-feira.

Autoridades eleitorais do Condado de Miami-Dade começaram a distribuir as máquinas de contagem de cédulas n a noite de sábado  O trabalho no condado de South Florida sozinho poderia levar dias, considerando que cerca de 800 mil cédulas foram lançadas. O estado mais populoso do país conta com 67 municípios para apuração. 

O secretário de Estado da Flórida ordenou a recontagem no sábado à noite, um passo inédito em um estado que levou cinco semanas para decidir a eleição presidencial de 2000. Ken Detzner disse que não tinha conhecimento de qualquer outro momento, quer uma corrida para o governador ou no Senado dos EUA em que a Flórida exigiu uma recontagem, muito menos em dois cargos na mesma eleição.

Os resultados não oficiais mostram que o ex-republicano republicano Ron DeSantis - do mesmo partido do presidente americano, Donald Trump, venceu ao cargo de governador contra o democrata de Tallahassee, Andrew Gillum, em menos de 0,5 ponto porcentual, o que levou à recontagem.

Na corrida ao Senado, a vantagem o republicano Rick Scott sobre o candidato democrata Bill Nelson é menos de 0,25 pontos porcentuais, exigindo uma recontagem manual das cédulas.  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por