(Paulo Leonardo)
FRANKFURT (Alemanha) – Sem muito estardalhaço, a Ford apresentou no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt as novas gerações do SUV Edge e da picape Ranger, em versões concebidas especialmente para o mercado europeu, mas que em breve chegarão ao Brasil, com algumas adaptações. A tradicional montadora norte-americana dividiu o espaço no prédio 9 do Messe Frankfurt (o centro de convenções de Frankfurt) com marcas asiáticas, como Ssangyong, Kia, Mazda e Honda. Não viram necessidade de fazer uma coletiva de imprensa ou um evento para apresentação de suas novidades. Mesmo assim, o estande da marca se destacou pela presença de três aguardados modelos. Primeiro, o novo Ford Edge, com configuração especial para a Europa. Ele completa a gama dos SUVs da marca no Velho Mundo com o EcoSport e o Kuga. O novo Edge à europeia já virá com tração integral inteligente AWD, um item muito procurado pelos europeus. Aliás, os europeus também entraram na onda do restante do mundo, aderindo aos SUVs. Tanto que, segundo o vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço da Ford Europa, Roelant de Waard, a montadora planeja lançar cinco modelos do gênero nos próximos três anos. Entre outras tecnologias, o Edge oferecerá direção adaptativa, que otimiza a resposta de acordo com a velocidade, e câmera dianteira “Split View”, para maior segurança nas manobras. Segundo a montadora, o Edge será também o primeiro em seu segmento a contar com assistente de pré-colisão com detecção de pedestres e veículos à frente. Nova Ranger A nova Ranger faz sua estreia europeia em Frankfurt. O modelo Wildtrak, exibido na mostra alemã, é o carro-chefe da linha, e conta com itens exclusivos de design externo, como a cor laranja Pride, e tecnologias avançadas, como o sistema Sync 2, sistema de manutenção na faixa e piloto automático adaptativo. A Ford apresentou em Frankfurt também o novo Focus RS, que introduz o sistema AWD da Ford Performance, com controle vetorial de torque para oferecer maior dirigibilidadade ao motorista. Embreagens duplas, controladas eletronicamente em cada lado do sistema de tração, gerenciam a distribuição de torque na traseira e na dianteira.