(Wesley Rodrigues)
Com inauguração prevista para este sábado (19), a loja de roupas americana Forever 21 surpreendeu o público mineiro ao abrir as portas na sexta-feira (18), às 11 horas, no Pátio Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O negócio é voltado para a moda "fast fashion", modelo usado por verejistas que capturam tendências da moda atual e as levam rapidamente da passarela para a vitrine com preços mais acessíveis.
Cerca de 13 mil pessoas ainda são esperadas para sábado, mesmo com a inauguração antecipada. A estimativa foi calculada por um "evento' criado pela própria loja na rede social Facebook.
Preços
Acessórios podem ser encontrados a partir de R$ 5,90, casaco de couro entre R$ 99 e R$ 169. Camisas masculinas de malha estão expostas a R$ 19,90. Camisetas de alça com elastano, que são vendidas a U$ 1,99 nos Estados Unidos, chegam aqui por R$ 14,90, e calça jeans básica com tecido mais leve que por lá saem a U$ 7,99, aqui estão marcadas por R$ 49,90.
Em geral, os preços são atraentes e fazem concorrência com outras lojas populares como Renner, Riachuelo, Marisa, e C&A, apesar de haver quem acredite que a marca tenha uma moda que se pareça com aquelas que levam a assinatura de estilistas, mesmo sendo produzida em série. É o caso de Isabela Campos Silva, de 25 anos, uma das primeiras a entrar na loja após a abertura antecipada ao público. "Tem muita coisa diferente, tem peças populares, mas tem muita coisa com boa qualidade e preços ótimos. Diria que ela está entre uma moda popular e de boutique", avalia a jovem.
Alguns itens encontrados nas lojas dos Estados Unidos ficaram de fora das prateleiras em BH, como produtos para maquiagem, esmaltes, óculos escuro e sapatos. Mas é possível encontrar roupas infantis e masculinas, acessórios variados, bolsas, chapéus, lingeries e as "plus size".
Investimento
Esta é a 18ª unidade no Brasil e, com investimento de R$ 23,4 milhões, é também a maior loja do país até o momento. As instalações ocupam dois andares na nova seção do shopping e possui quase 2 mil metros quadrados. O shopping, que recebe diariamente cerca de 28 mil pessoas, espera que o movimento aumente com a vinda da marca para BH.