Toda fotografia tem atrás de si uma história. Se, enquanto documento, ela é instrumento de fixação da memória e, nesse sentido, nos mostra como eram os objetos, os rostos, as ruas, o mundo, ao mesmo tempo, enquanto representação, nos faz imaginar seus segredos implícitos, os enigmas que esconde, o não – manifesto, a ideologia do fotógrafo. Essa tensão perpétua que se estabelece entre o que vemos (segunda realidade) e o que imaginamos é que julgamos mais interessante nas imagens fotográficas. Com o iniciar de novo ano de trabalho, queremos prestar a nossa justa homenagem aos fotógrafos que, durante 2017, mais uma vez, ilustraram as nossas colunas com fotos belíssimas de acontecimentos que marcaram o dia a dia social da região. Virgínio Santos, Eudes Lúcio, Ray Mota, Manoel Freitas, Jailson Alencar, Elisângela Santos, Mara Lima, Márcia Vieira, Silvana Mameluque, Lucas Vigianni, Dirceu Santos, Tony Foto, Sólon Queiroz, Rylson Santos, dentre outros, recebam a nossa eterna gratidão.
Reflexão
Há momentos onde o cansaço excede a esperança de estar em paz. Há momentos onde a tristeza alcança a doce alegria que nos acompanha. Há momentos onde a distância fala mais alto, restando-nos o vazio, a espera. Há momentos onde somos obrigados a dar limites, quando na realidade gostaríamos de seguir livres pelos caminhos que escolhemos. Há momentos onde falar mais alto parece ser mais importante que calarmos na doçura do silêncio e da compreensão. A paz não é vazia, anterior a ela existe um longo aprendizado, por isto a necessidade de tantos momentos vividos... Dá alívio saber que nada é para sempre. Dá alegria saber que tudo é passível de mudanças. Dá tranquilidade saber que podemos aprender e reaprender, lapidando dia a dia a pedra bruta que oculta o diamante que trazemos dentro de nós. Renascer a cada momento, eis a fonte de onde brota o conhecimento tão necessário para que possamos seguir cada vez mais confiantes e serenos.
Etiqueta
Quando se realiza uma fina recepção em locais afastados da cidade, como sítios, fazendas ou em salões de eventos, todo cuidado é pouco. Tudo deve ser organizado com muito rigor e antecedência para que a festa não se transforme num pesadelo para os anfitriões e convidados especiais. Que não faltem bebidas mais cedo do que se esperava, que o bufê não se esgote, que não falte orientação do endereço, poupando os convidados de possíveis perdas de rumo, e que não falte água nos banheiros, evitando o mau cheiro, obrigando os convidados a fazerem xixi no mato. Em se tratando de festas no gênero, qualquer descuido pode ser fatal.
FIGURAS E FATOS
Julgamento de Lula
As atenções do Brasil e do mundo estarão voltadas para o dia D do ex-presidente Lula, de ter o destino selado pela Justiça, e que deverá jogar sua última cartada para a galera, recrudescendo o grau de ira de seu discurso. Na verdade, não falta mais ninguém para ofender – o próprio juiz Sérgio Moro já foi chamado por ele de parcial, ilegítimo, mentiroso, czar e até de surdo. A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), declarou que, para que o ex-presidente Lula seja preso, “vai ter que matar gente”. Vamos aguardar os acontecimentos.
Codevasf recebe imprensa
Logo mais à noite, no Duca Gourmet, direção e funcionários da Codevasf recebem profissionais da imprensa para sua tradicional confraternização de início de ano. Como sempre, tudo envolvido em muita camaradagem, alegria e ambiente dos mais agradáveis. Recepcionando os convidados, o superintendente Rodrigo Rodrigues, que conta com a competente assessoria de Waldemiro Miranda. Estaremos presentes.
Mais um candidato
Primeiro presidente a sofrer impeachment no país, ficar oito anos inelegível e ser réu em processos da Operação Lava Jato por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e pertencimento a organização criminosa, o atual senador por Alagoas Fernando Collor de Mello (PTC) anunciando que é pré-candidato à Presidência da República. “Tenho uma vantagem em relação a alguns candidatos porque já presidi o país. Meu partido todos conhecem, sabem o modo como eu penso e ajo para atingir os objetivos que a população deseja para melhoria de sua qualidade de vida”, disse em recente entrevista. Sem maiores comentários.
Casa Amor Idade: envelhecimento saudável
A competente nutricionista Ana Cristina Prates realizando com muito êxito a sua Casa Amor Idade com oficinas, estimulação cognitiva, idiomas, música, desenho, atendimento com psicólogos e nutricionistas. Tudo direcionado com muito carinho e zelo a pessoas idosas, cuja finalidade busca ofertar uma melhor qualidade de vida e bem-estar às pessoas. Quinzenalmente, uma roda de conversas, com entrada franca, com um palestrante com expertise em assuntos atuais e relevantes. Local: rua Santa Bernadete, 342 – Todos os Santos. Mais informações pelos telefones (38) 3014-9022 ou 99962-5334.
The Voice Kids
“The Voice”, em suas duas versões, tornou-se uma das atrações mais importantes do entretenimento da Globo nas últimas temporadas. O programa, em sua essência e como um todo, é interessante, tem bons propósitos e se destaca pela qualidade da sua produção. O porém se refere a sua versão “Kids”, apesar do enorme talento da criançada. O ponto negativo: o exagero na conduta dos seus jurados, confundindo que, em vez de principais estrelas ou protagonistas, eles são somente participantes do programa. Aquelas duas cantoras Simone e Simaria, então, com todo o desespero de querer aparecer uma mais que a outra é o fim da picada! Pronto! Falamos!
Academia Montes-clarense de Letras
No próximo dia 31, Maria Luiza Silveira Teles passará a presidência da Academia Montes-clarense de Letras para o jornalista e escritor Itamaury Teles de Oliveira em sessão solene, às 20h, no salão de eventos “Deus e Liberdade”, na avenida Mestra Fininha, 610. Itamaury será o 12° presidente da entidade literária, que completou 51 anos de atividades ininterruptas em setembro de 2017, disseminando a cultura e estimulando o gosto pelas letras.
Cruzado Novo
Há 29 anos o governo Sarney lançava a moeda Cruzado Novo, em 1989, como parte do Plano Verão, numa tentativa de conter a inflação no país. E, no início de 2018, ela – a inflação – continua apavorando a população, apesar de notícias ao contrário. Vale o registro.
Livro de Alberto Sena Batista
O recém-lançado livro “Nos Pirineus Da Alma”, de Alberto Sena Batista, narrando duas experiências – dele e esposa – no Caminho de Santiago de Compostela, na França e na Espanha, até a cidade de Santiago de Compostela, percurso feito a pé – 1.300 quilômetros somados – em 40 dias, continua recebendo rasgados elogios. O importante livro pode ser encontrado nas livrarias de nossa cidade, como Palimontes e Nobel, dentre outras. Vale a pena sua leitura.
NOTA DE PESAR
“Tenhamos a cada dia: uma lágrima para todas as dores; um sorriso para todas as alegrias; um perdão para todas as ofensas; uma mão que se estenda a todas as necessidades; um coração que ame todos os homens; uma oração para todas as horas”. A sociedade montes-clarense sentiu mais duas perdas ocorridas nos últimos dias: Luci Jabbur e Pedro Cantinflas. Aos familiares, os sentidos pêsames desta coluna