(Egyptian Defence Ministry/ AFP)
Autoridades do Egito disse nesta quarta-feira que um navio francês captou sinais no mar Mediterrâneo que poderiam ser das caixas pretas do avião da EgyptAir, que caiu com 66 pessoas a bordo no dia 19 de maio.
Os sinais aumentaram as esperanças de que os dados e as vozes das caixas pretas do avião poderiam ser recuperados e dar mais clareza sobre as causas do acidente.
"Os equipamentos de um navio da Marinha francesa, o Laplace, captaram sinais que emanam, provavelmente, de uma das duas caixas-pretas" do avião, disse o ministério egípcio. O Laplace, que chegou na terça-feira à noite na região de buscas, possui três veículos submarinos (DETECTOR-6000) da empresa francesa Alseamar, capazes de detectar os "pings" (ecos sonar) das caixas pretas entre 4 mil e 5 mil metros.
A frequência dos sinais "poderia coincidir com as frequências de gravadores de dados", disse um
porta-voz da Marinha francesa à Associated Press. A localização e a identificação da fonte dos sinais, porém, ainda não foram determinados, disse ele, acrescentando que pesquisas ainda estão em um "estágio inicial", acrescentou. Ele falou sob condição de anonimato porque não estava autorizado a falar publicamente sobre o assunto.
O Airbus A320, da companhia EgyptAir, viajava de Paris, na França, para o Cairo, no Egito, com 66 pessoas a bordo, quando desapareceu dos radares no dia 19 de maio. Alguns destroços da aeronave foram recuperados ao longo da costa egípcia.
Leia também:
Avião da EgyptAir: buscas submarinas começam nos próximos dias
Avião da EgyptAir enviou mensagens de falhas e fumaça momentos antes da queda
Bagagem e parte de corpo são encontradas entre destroços de avião, diz Grécia
Restos mortais indicam que houve explosão na aeronave da EgyptAir que caiu