Francisco e Bento XVI: dois estilos diferentes até na maneira de vestir

AFP
18/03/2013 às 19:12.
Atualizado em 21/11/2021 às 02:00
 (Osservatore Romano)

(Osservatore Romano)

 CIDADE DO VATICANO - Desde sua primeira aparição pública, Francisco e seu antecessor, o agora Papa Emérito Bento XVI, demostraram dois estilos completamente diferentes, não só nas palavras e nos atos mas também na maneira de vestir.

BRANCO CONTRA VERMELHO - Em sua aparição no balcão da praça São Pedro, Jorge Bergoglio exibiu um estilo austero, com o branco na batina, na esclavina (pequena capa usada sobre a túnica) e no solidéu (gorro de seda) como cor predominante.

Totalmente contrário ao vermelho intenso das roupas de Bento XVI quando, em abril de 2005, saiu no balcão para saudar pela primeira vez os fiéis com uma estola vermelha com bordados dourados e uma esclavina também vermelha sobre sua batina branca, seguindo a tradição de muitos papas antes dele.

Em outra amostra da mudança de estilo, Francisco apareceu no balcão sem estola para dirigir-se aos fiéis e somente colocou-a durante a breve bênção 'Urbi et Orbi'. Logo depois quis ele mesmo tirá-la, e rapidamente um sacerdote veio correndo para ajudar.

CRUZ DE FERRO, CRUZ DE OURO - Nos primeiros dias de seu pontificado, outro detalhe chamou atenção na indumentária do novo Papa: sua cruz de ferro. Se trata da mesma cruz que usa desde que foi proclamado bispo de Buenos Aires. Segundo seus colaboradores, nunca mudou durante sua etapa como arcebispo e é possível que a mantenha ao longo de seu pontificado.

Bento XVI, pelo contrário, seguindo mais uma vez a tradição, usou desde o primeiro dia cruzes de ouro, algumas ricamente decoradas usadas nas grandes cerimônias católicas.

SAPATOS VERMELHOS, SAPATOS PRETOS - A única originalidade que Bento XVI se permitiu em suas vestimentas foram seus surpreendentes sapatos vermelhos, gerando boatos de que poderiam ser de uma marca de luxo. Mas, na verdade, era uma velha tradição que João Paulo II havia abandonado e que o Papa alemão recuperou, onde o vermelho no calçado simboliza os mártires da Igreja e o sangre de Jesus Cristo.

Em vez do vermelho, Francisco optou até agora por sapatos pretos mesmo que, segundo a versão de um porta-voz do Vaticano, a cor não tenha nada de simbólica e tenha uma razão muito mais terrena. Ao que parece, antes de viajar para para o conclave, um amigo disse a Francisco que ele não poderia ir a Roma com os sapatos que tinha, "em muito mal estado", e o presenteou com novos, os mesmos que usa até agora.

Outro detalhe surpreendente são as calças pretas que Francisco usou em várias ocasiões dos primeiros dias de seu pontificado. "Quando se viu um Papa vestido dessa forma?" estampou o jornal italiano 'La Stampa', ressaltando o preto aparente sob a batina branca.

O ANEL DO PESCADOR - Também há diferenças no Anel do Pescador, um dos principais símbolos do poder papal. O do papa Francisco será de prata dourada, mais simples que o de ouro maciço que usava Bento XVI, como muitos de seus antecessores.

É um modelo feito pelo artista italiano Enrico Manfrini, conhecido como "o escultor dos Papas", e que representa São Pedro, o fundador da Igreja, com as chaves do reino de Deus.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por