Frigorífico Mataboi ingressa com pedido de recuperação judicial: Sindicato se sente prejudicado com mais um frigorífico que encerra suas atividades

Jornal O Norte
06/04/2011 às 09:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 17:25

Janaína Gonçalves


Repórter

O frigorífico Mataboi Alimentos S.A, habilitado a exportar para a União Europeia, com sede em Araguari/MG e plantas industriais em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, e que opera há anos no Norte de Minas, iniciou o pedido de recuperação judicial, visando à rápida superação de sua passageira crise financeira, frente à maior crise da história do setor.

O frigorífico informou a O Norte que seus diretores, funcionários e acionistas trabalharão com afinco para cumprir com todas as suas obrigações, buscando obter novas parcerias e, especialmente, manter as antigas.

O frigorífico, que tem como atividade principal o abate, frigorificação, industrialização e comercialização de bovinos, produzindo cortes maturados em modernos processos de industrialização, cresce e amplia sua capacidade diária de abate de abate de 2.800, dividida em suas quatro plantas.




SINDICATO RURAL

Mas, de acordo com o presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Ricardo Laugthon, mais um frigorífico encerra suas atividades, deixando de honrar seus compromissos com os credores.

- Consequentemente, mais uma vez, pecuaristas das regiões vendem seus rebanhos, gado pesado e da melhor qualidade e não recebem – ressaltou.

Por esta razão, ainda comenta o presidente:

- Vamos iniciar uma campanha de esclarecimento e conscientização da classe rural no sentido de passar a vender seu gado somente à vista. Este movimento já existe no Mato Grosso do Sul e tende a se espalhar pelo país em consequência dos constantes prejuízos causados aos pecuaristas.

Ele reforça que a classe rural não suporta mais vender seu gado envolvendo normalmente importâncias consideráveis e ficar no prejuízo. É imprescindível que o pecuarista se conscientize dos riscos e passem a comercializar seu gado somente à vista.

- Como temos gado de qualidade excepcional na região, poderemos comercializar nossos rebanhos, negociando descontos mais favoráveis e adequados no peso, compensando, desta forma, a desvantagem de vendermos no peso vivo, perdendo o rendimento que o gado de melhor qualidade proporciona. Mas sempre, vendendo à vista e recebendo os valores antes da entrega do gado – completa.




RECUPERAÇÃO

Conforme a empresa, é normal que muitos não tenham ainda familiaridade com tal situação, mesmo após tantas outras recuperações no nosso setor e em outros setores da economia, especialmente após a enorme crise financeira do final de 2008.

Porém, a Mataboi e seus colaboradores garantem que esta sua atual situação é plenamente reversível:

- Com apoio de todos, será um sucesso este processo de reestruturação e a empresa voltará a ser uma das mais respeitadas empresas do setor.

O processo de recuperação judicial nada mais é do que uma ferramenta de reestruturação da empresa e de seu passivo, que é exercida em conjunto e em debate com seus credores.

A empresa permanece dotada de total liberdade negocial, sendo representados normalmente por seus sócios, diretores e funcionários.

- A Mataboi e seus colaboradores se encontram à disposição de todos, em seus regulares canais de contato, para qualquer esclarecimento que se fizer necessário sobre o processo de recuperação, ou para todos que queiram colaborar ou somente receber informações.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por