(Raul Mariano/Hoje em Dia)
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) julga nesta quarta-feira (16) o funcionamento do Uber e de outros aplicativos de transporte particular no Estado. O julgamento, que começou por volta das 14h30, vai definir a legalidade desse tipo de transporte.
No início, advogados das partes envolvidas fazem a sustentação oral. Em seguida, os desembargadores terão a palavra e decidirão se os aplicativos devem se adequar ou não às normas municipais de transporte.
Segundo a assessoria de imprensa do TJMG, a previsão é que o julgamento se estenda, pelo menos, até às 18h.
Milhares de taxistas estão reunidos em frente à sede do TJMG, na avenida Afonso Pena, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Do alto de um carro de som, líderes dos manifestantes gritam palavras de ordem e exigem que os aplicativos passem a obedecer o decreto municipal que regulamenta o transporte de passageiros em BH.
O taxista Eduardo Monteiro, que há 26 anos atua nas ruas da capital, acredita que a decisão do Tribunal será favorável à categoria. "Não tem mais jeito de continuar como está. Mas também não acho que a melhora será imediata. Muitos motoristas vão continuar rodando ilegalmente, ligando para as pessoas, mesmo que o aplicativo seja proibido", opina.
O trânsito no local está lento e a pista da avenida Afonso Pena no sentido centro está parcialmente fechada. Raul Mariano/Hoje em DiaMotoristas fizeram protesto nesta quarta contra os aplicativos
Leia mais:
Justiça decide sobre o funcionamento do Uber em Minas; Sindicato dos Taxistas fará passeata