(Adelson Silva / Funed)
A Fundação Ezequiel Dias (Funed) começou na segunda-feira a entrega do primeiro medicamento genérico do Brasil para tratamento de infecção crônica do fígado causada pelo vírus da hepatite B (VHB). O remédio tem objetivo de reduzir o risco de progressão da doença nos pacientes e evitar suas complicações, como cirrose, câncer hepático e morte.
Com o envio dos primeiros lotes de Entecavir 0,5 mg ao Ministério da Saúde, mais de 670 mil comprimidos revestidos serão destinados para o tratamento disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os outros lotes que fazem parte dessa primeira fase de entrega já estão sendo produzidos e têm previsão de finalização no fim deste mês.
O total de comprimidos enviados nesta primeira etapa ultrapassa os 2 milhões e, até no final de 2020, serão alcançadas 5,6 milhões de unidades em mais duas etapas de entregas.
A partir de agora, a Funed passa a ser o fabricante exclusivo do Entecavir para o Ministério da Saúde, que antes importava o produto dos Estados Unidos.
“Em toda a América do Sul, somente o Brasil foi capaz de sintetizar a molécula com efeito terapêutico, de desenvolver a formulação e o processo produtivo para chegar em um produto final com mesma qualidade, segurança e eficácia do medicamento de referência”, destacou Maurício Santos, presidente da Funed. Adelson Silva / Funed