Massa foi o último do país no top-10 da competição; feito alcançado em 2017
Bortoleto faz história no GP da Àustria ao chegar em oitavo (Reprodução / X Sauber)
O piloto brasileiro da Sauber, Gabriel Bortoleto, colocou o país novamente no top-10 em corridas da Fórmula 1 após sete longos anos de espera. Neste domingo (29), Bortoleto fechou o GP da Áustria na oitava colocação e, de quebra, faturou os primeiros pontos dele na categoria principal, após 11 corridas. Para completar o fim de semana espetacular do paulista, ele foi eleito o “piloto do dia” em eleição realizada pela transmissão oficial.
Antes de Gabriel, o último brasileiro a somar pontos e a participar da F1 foi Felipe Massa, em 2017. Naquele ano, Massa terminou o GP de Abu Dhabi na décima posição, guiando uma Williams. Ao final da temporada, ele anunciou a aposentadoria.
Pelas redes sociais, a Sauber celebrou o fim de semana “perfeito” de Gabriel Bortoleto. O jovem chegou ao Q3 na classificação de sábado (28) pela primeira vez, largando na 8ª posição, a mesma que encerrou, após figurar no quinto lugar durante a corrida.
O brasileiro chegou atrás do bicampeão mundial Fernando Alonso, com quem travou uma batalha na reta final pela sétima colocação. Por falar no espanhol, ele gerencia a carreira de Gabriel Bortoleto através da sua empresa, A14 Management, desde de 2022. Ao final do duelo, ele abraçou “o pupilo”.
Com o resultado, o brasileiro ocupa agora a 19ª colocação no campeonato, com quatro pontos. A nova chance de pontuar acontecerá no próximo fim de semana. Domingo (6), acontecerá o GP da Inglaterra.
Leia mais