(Lucas Prates)
A partir desta segunda-feira (4), após ser constatada a regularização do reabastecimento dos postos de combustíveis no Estado, fica liberada a utilização de galões para o transporte de combustível.
A autorização foi uma decisão em conjunto do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Minas Gerais (Minaspetro).
Na última semana, por causa da greve dos caminhoneiros e do desabastecimento nos postos, a venda do combustível em galões ou outros recipientes havia sido proibida por questões de segurança. Principalmente por causa do grande número de pessoas nas filas à espera de gasolina.
O que diz a legislação
A venda só pode ser feita em recipientes específicos para o transporte de gasolina, com selo no Inmetro, vendidos em postos e usados uma única vez.
As garrafas PETs, por exemplo, são proibidas para esse transporte, pois o material não resiste ao contato com o combustível. Dessa forma, os postos que não respeitam a legislação estão sujeitos à multa.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, caso a gasolina entre em contato com recipientes não preparados pode haver um vazamento, o que aumenta o risco de explosão.
* Fonte: MPMG
Leia mais:
Bombeiros alertam: galões não autorizados podem provocar graves acidentes
Venda de combustível é vetada para galões, mesmo os certificados
Posto libera combustível e centenas formam enorme fila em busca de gasolina