Time de Milito entrou em campo com reservas e acabou superado no Independência
Juventude vence Atlético no Independência (Fernando Alves/Juventude)
O Atlético segue sem saber o que é vitória no Brasileirão. Jogando no Independência, o time reserva do Galo foi superado pelo Juventude por 3 a 2, em duelo válido pela 36ª rodada da competição.
O Galo, após sair perdendo por dois gols, ainda buscou o empate com Alisson e Vargas, mas viu o atacante Erick marcar aos 48 minutos da etapa final e decretar a primeira vitória do time gaúcho sobre o alvinegro em Belo Horizonte.
Com o resultado, o alvinegro para nos 44 pontos, na décima posição, e pode perder até três posições no decorrer da rodada. Agora o time de Milito muda o foco e já começa a pensar na final da Libertadores, no sábado (30), contra o Botafogo, na Argentina.
A delegação alvinegra embarca para Buenos Aires na tarde desta quarta-feira (27). Torcedores já se organizaram para levar apoio ao time desde a saída da Cidade do Galo até o aeroporto de Confins.
O jogo
O Juventude foi o primeiro a ter a oportunidade de tirar o zero do placar, e seria um golaço. Aos cinco minutos, Edson Carioca tentou de bicicleta, na pequena área, mas bateu fraco na bola e facilitou a defesa de Matheus Mendes. Aos 19, o Galo chegou pela primeira vez com Alan Kardec arriscando de fora da área e mandando a bola no travessão.
Dois minutos depois, foi a vez de Lucas Barbosa tentar a mesma sorte para o Juventude. Diferente de Kardec, o atacante conseguiu acertar o canto esquerdo de Matheus Mendes e abriu o marcador.
Atrás no marcador, o Galo só foi criar uma boa chance aos 32 em lance de contra-ataque com Palacios, que invadiu a grande área e bateu colocado, obrigando Gabriel a saltar para fazer a defesa.
Aos 38, foi a vez de Lucas Freitas salvar o Juventude após Alan Kardec, dentro da área, finalizar no canto do goleiro Gabriel. Bem colocado, o zagueiro conseguiu desviar a bola para escanteio antes de ganhar as redes, na última grande chance da primeira etapa.
Na volta do intervalo, Milito promoveu a entrada de Alisson na vaga de Igor Gomes para tentar melhorar o poder ofensivo do Galo. Mas foi o Juventude que teve a chance de ampliar.
Aos 8, Erick Farias recebeu de Mandaca na grande área e ao finalizar, viu Matheus Mendes operar o primeiro milagre no Horto. O arqueiro alvinegro se esticou todo no canto baixo direito para impedir o segundo do time gaúcho.
O Galo tentou responder com Vargas e Alisson, mas o primeiro errou o alvo ao tentar marcar de cabeça, e o segundo foi parado em uma grande defesa de Gabriel. Assim como no primeiro tempo, após o alvinegro perder oportunidades, o adversário aproveitou a vantagem que teve.
Aos 21 minutos, na primeira chance que teve após entrar em campo, o atacante Gilberto, ex-Cruzeiro, aproveitou rebote do goleiro Matheus Mendes na pequena área e bateu cruzado, no canto direito do goleiro para fazer o segundo do Juventude no jogo.
Três minutos depois, Mendes evitou o terceiro gol do adversário. Em seguida, o Galo diminuiu a desvantagem. Alisson recebeu passe em profundidade de Vargas, invadiu a grande área e bateu na saída de Gabriel.
O gol colocou o Atlético de volta no jogo e Milito aproveitou para reforçar o ataque e partir para a pressão. Deyverson foi chamado para o lugar do zagueiro Mauricio Lemos. Em campo, o Piscadinha viu o Galo chegar a igualdade em cobrança de pênalti de Vargas, aos 35 minutos. A virada só não veio em seguida, graças a Danilo Boza, que salvou em cima da linha uma testada de Alan Kardec, após cobrança de escanteio.
A pressão alvinegra seguiu, obrigando os gaúchos a se fecharem na defesa. Aos 44, foi a trave a responsável por impedir o terceiro do Galo, após Alan Kardec testar firme. Aí nos acréscimos, os gaúchos foram letais, novamente.
Erick faria recebeu passe de Luís Oyama na grande área e bateu cruzado, no canto baixo esquerdo de Matheus Mendes, que nada pôde fazer, além de buscar a bola no fundo do gol e decretar a primeira vitória dos gaúchos sobre o Atlético em Belo Horizonte.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 2X3 JUVENTUDE
Atlético
Matheus Mendes; Fuchs, Mauricio Lemos (Deyverson), Igor Rabello e Rubens; Otávio, Igor Gomes (Alisson), Bernard; Vargas, Palacios (Gustavo Scarpa) e Kardec. Técnico: Gabriel Milito
Juventude
Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Lucas Freitas e Ewerthon; Ronaldo, Jadson e Mandaca (Luís Oyama); Lucas Barbosa (Marcelinho), Edson Carioca (Erick) e Gabriel Taliari (Gilberto). Técnico: Fábio Matias
Motivo: 36ª rodada Brasileirão
Data: 26 de novembro de 2024 (terça-feira)
Local: Arena Independência, Belo Horizonte - MG
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Evandro de Melo Lima
VAR: Rafael Traci
Cartões Amarelos: Igor Gomes (Atlético)
Gols: Alisson, aos 27’; Vargas, aos 35’, 2º tempo (Atlético); Lucas Barbosa, aos 21’, 1º tempo; Gilberto, aos 21’; Erik, aos 48’; 2º tempo (Juventude)
Leia mais